Subscreva a nossa newsletter

Fazer um uso mais responsável do plástico é uma missão de todos nós.

Embarque connosco nesta jornada por uma vida mais sustentável.

 

Não torne a “Black Friday” um dia negro para o Ambiente

Dicas simples para sessões de compras mais sustentáveis.

O Natal aproxima-se e é difícil resistir aos estímulos de consumo que constantemente nos incitam através das mais variadas formas de publicidade. Apesar de ser uma “tradição” originalmente norte-americana, a “Black Friday” é hoje um fenómeno global: assinala uma espécie de “inauguração” da época de compras natalícias e é sinónimo de grandes descontos. No entanto, todos os anos há evidências factuais que são usadas para alertar os consumidores sobre as “falsas oportunidades” ou promoções que são, afinal, enganadoras.

É difícil resistir ao consumismo, mas há que pensar de forma criativa e, acima de tudo, sustentável. Compras por impulso são sinónimo de gastos desnecessários mas também de mais coisas inúteis, mais embalagens e, muito provavelmente, mais plástico. Faça um plano do que realmente precisa e ofereça um presente ao Ambiente – e, consequentemente, a si próprio.

Aproveitamos o alerta e a época natalícia para partilhar algumas sugestões mais sustentáveis.

Árvore de Natal mais sustentável

  • Se pensarmos bem, e alinhados com a ideia de utilização responsável do plástico, uma árvore de Natal artificial (de plástico, portanto), desde que seja reutilizada por 10 anos, é uma opção mais sustentável do que uma árvore natural usada apenas uma vez (a não ser que haja a possibilidade de a plantar).
  • O mesmo se aplica à decoração da árvore: reutilize ou seja criativo e crie os seus próprios ornamentos com materiais reciclados.
  • As luzes também são importantes: se a ideia é ter a iluminação sempre ligada, opte por luzes LED – e não se esqueça de as desligar, se sair de casa.

Presentes de Natal

  • Se optar por comprar online, é difícil evitar as desnecessárias embalagens de plástico. Lembre-se: separe e recicle.
  • Se fizer compras em lojas físicas, leve um saco reutilizável para transportar os presentes, por exemplo, em vez de acumular sacos e sacos com produtos embalados e embrulhados.
  • No que toca aos embrulhos, poderá ser original e reaproveitar revistas e jornais, porque não? Ou então tente preservar o papel de embrulho do Natal deste ano para ocasiões futuras.
  • Outra ideia, pelo menos original, é utilizar papel branco/liso e desafiar os miúdos para o ilustrarem.

Boas festas!