Ideias para um escritório mais sustentável (em casa ou na empresa)

A adoção de práticas sustentáveis no trabalho é cada vez mais percecionada como forma de melhorar a qualidade de vida

escritório

Agora que o Verão terminou e as crianças já voltaram à escola, é hora dos adultos se focarem numa nova temporada de trabalho, com novas metas e hábitos.

Após um reset mental provocado pelo quente desaceleramento dos últimos meses, é tempo de redefinir metas e métodos, de forma a alcançar um melhor equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.

Sustentabilidade cada vez mais valorizada nas empresas

Como mostra um estudo realizado pela imobiliária JLL, a questão ambiental é hoje relevante para atrair e reter talento nas empresas e os colaboradores valorizam cada vez mais as práticas sustentáveis como forma de proporcionar uma melhor qualidade de vida.

Neste estudo, em que foram inquiridos 1200 trabalhadores de escritório, o top de práticas que os empregadores podem assumir para melhorar o estilo de vida da sua força de trabalho passa por:  

– Criação de jardins verticais ou no topo dos edifícios (68%);

– Flexibilidade de horários para diminuir deslocações ao escritório (66%);

– Serviços de reciclagem de eletrónicos (64%);

– Certificação ecológica do edifício onde trabalham (60%).

Assim, e uma vez que a sustentabilidade no ambiente de trabalho é uma preocupação crescente, seja nos home offices ou nas próprias empresas, deixamos algumas resoluções que podem ajudar nesta rentrée. 

1- Transportes 

Talvez o único benefício que a pandemia de covid-19 trouxe foi uma queda das emissões de CO2 para a atmosfera, em grande parte devido ao encerramento dos escritórios e consequente diminuição de viagens diárias até aos locais de trabalho. 

Devido a essa mudança sem precedentes, em 2020 o dia em que atingimos o limite de recursos naturais que a terra consegue regenerar num ano foi adiado em quase três semanas comparado com 2019.

Os níveis de emissões voltaram a subir após o confinamento, no entanto, este período mostrou que o trabalho remoto beneficia as empresas, na medida em que permite reduzir despesas. Para os colaboradores, permite eliminar o stress e perda de tempo em deslocações entre casa e trabalho e um maior balanço entre vidas pessoal e profissional.

No entanto, o trabalho remoto não é uma possibilidade em muitas empresas, pelo que é necessário encontrar formas de conter as emissões nas deslocações para o trabalho. 

Neste caso, algumas das alternativas podem passar por diminuir as deslocações de automóveis através de:

  • Transportes públicos (uma das vantagens é que pode aproveitar este tempo para pôr a leitura em dia, por exemplo);
  • Deslocar-se de bicicleta (caso viva relativamente perto, esta opção ajuda-o também a ser mais saudável);
  • Carsharing (a maioria dos seus colegas de trabalho desloca-se sozinho para o trabalho num carro com quatro lugares livres? Crie um grupo entre os seus colegas de empresa, e incentive-os a partilhar as viagens ao escritório, alternando entre carros, entre aqueles que fazem regularmente o mesmo percurso);

2- Espaço de trabalho

Está provado que espaços de trabalho mais sustentáveis ajudam a aumentar a produtividade. Segundo o estudo “The impact of working in a green certified building on cognitive function and health” (2016), desenvolvido na Universidade de Harvard, nos EUA, as pessoas que trabalham em edifícios sustentáveis demonstraram um desempenho cognitivo 26% superior. Além disso, verifica-se uma redução de 30% de sintomas como olhos lacrimejantes, dores de cabeça, comichão, palpitações, fadiga e até cancro.

Seja na empresa ou em casa, pode sempre rodear-se de elementos naturais para beneficiar a sua saúde e produtividade. Por exemplo:

  • Escolha um lugar para trabalhar mais próximo da luz solar. Coloque a sua mesa de trabalho perto das janelas, onde também há mais ventilação natural, e retire objetos que impeçam a passagem da luz. A luz solar melhora o seu humor e ainda permite reduzir o consumo de energia em aquecimento. De acordo com o estudo da JLL, a integração de luz natural em espaços internos pode diminuir os custos de energia (que representam cerca de 30% dos gastos) em até 80%, quando se tratam de escritórios;
  • Aposte em plantas de interior para decorar ambiente envolvente. Espaços de trabalho mais verdes ajudam a reduzir o stresse, a sua motivação também melhorará, assim como o seu bem-estar geral, já que as plantas proporcionam um ambiente mais limpo e são capazes de absorver parte da radiação emitida por aparelhos eletrónicos;

3- Material e hábitos

É possível diminuir o descarte e consumo de energia também através de escolhas de material e hábitos individuais mais sustentáveis. Por exemplo:

  • Não deixe os computadores em standby. Os equipamentos em standby continuam a consumir energia e a emitir radiação, pelo que lembre-se de desligar sempre os equipamentos quando já não são necessários;  
  • Opte ou incentive a sua empresa a optar por eletrodomésticos com certificação energética mais elevada. Sistemas de iluminação de baixo consumo ou luzes LED são umas das mudanças mais fáceis de realizar neste sentido. Além disso, optar por equipamentos multifunção também são um truque para aumentar eficiência energética;
  • Exclua os descartáveis. Sempre que possível, invista no seu próprio material reutilizável para ter no escritório, como garrafas de água, talheres, lancheiras, caixas para comida, entre outras.
  • Elimine o papel. Evite as impressões, fotocópias não necessárias. Lembre-se que o mundo atual é cada vez mais digitalizado;
  • Evite o desperdício eletrónico. Antes de descartar, pense em reparar. Este é o tipo de lixo que mais rapidamente cresce no mundo e uma preocupação atual da União Europeia, que está a incentivar os países a oferecer maior acessibilidade a serviços de reparação dos equipamentos eletrónicos. Neste sentido, as marcas são obrigadas a promover a opção de reparação, tornando-a mais atrativa para os consumidores.

No final de contas, um ambiente de trabalho mais sustentável é essencial não só para o ambiente mas também para melhorar a vida profissional, saúde física e financeira. 
Por isso, qualquer resolução que decida tomar nesta rentrée, lembre-se da regra “3Rs”: reduzir, reutilizar e reciclar – minimize o consumo de produtos descartáveis, não gere resíduos desnecessários e aproveite os recursos ao máximo. Por fim, não esqueça, claro, da seleção e separação adequada dos resíduos.

Todos os meses, mais informação, menos plástico: subscreva a nossa newsletter
Por favor, desative o adblock para poder subscrever à newsletter.
© Copyright 2024 Modelo Continente Hipermercados, S.A. Todos os direitos reservados.