De certeza que sabe para onde vão os pacotes de leite e as latas de atum?
O ecoponto amarelo, destinado às embalagens de plástico e de metal, continua a suscitar algumas dúvidas. Da separação em casa ao destino final, vamos responder às questões mais comuns e dar-lhe algumas dicas simples que podem facilitar o processo de reciclagem.
Dúvidas?
Só embalagens? Porquê? Em princípio, as embalagens são relativamente uniformes no que respeita aos materiais que as compõem.
O destino das embalagens de leite e de sumo, por exemplo, é uma das principais dúvidas sobre reciclagem: apenas uma das seis camadas que as compõem é feita de papel. Todas as outras são de plástico, pela capacidade de longa conservação.
A esferovite é um tipo de plástico, o poliestireno, uma espécie de resina que faz parte do grupo dos termoplásticos. Logo, todos os objetos de esferovite devem ir para o ecoponto amarelo.
As cápsulas de café de plástico não devem ser colocadas no ecoponto amarelo. Existem fileiras específicas para a recolha de cápsulas indiferenciadas. As lojas Continente possuem pontos de recolha de cápsulas de café.
Dicas:
Espalme as embalagens de leite e sumos. Além de poupar espaço na reciclagem em casa, é mais prático (e menos volumoso) quando depositar o lixo no contentor amarelo.
Não é necessário mas, se escorrer bem e, até, passar as embalagens de iogurtes, frescos e detergentes por água antes de separar o lixo, evita cheiros indesejáveis e facilita o processo de reciclagem.
Pode juntar as tampinhas e doá-las a associações. A Lipor, por exemplo, tem um centro de recolha e contribui desde 2006 para a aquisição de material hospitalar através da Operação Tampinhas.