Como fazer bee’s wrap em casa

Como fazer bee’s wrap em casa
Aproveite pedaços de tecido que tem em casa e faça bee’s wrap, uma alternativa ecológica a película aderente e papel de alumínio.
Como fazer bee’s wrap em casa

Partilhar

Aproveite pedaços de tecido que tem em casa e faça bee’s wrap, uma alternativa ecológica a película aderente e papel de alumínio.

Quantos metros de película aderente e de papel de alumínio já deitou fora? E nenhum pôde ser reciclado. Deixe estes materiais não recicláveis e descubra uma alternativa para cobrir e guardar alimentos, tão ou mais eficaz e totalmente sustentável – o pano de cera de abelha, mais comummente chamado bee’s wrap. 

O que é afinal o bee’s wrap ou pano de cera de abelha

Trata-se de um tecido maleável que adere facilmente às superfícies e alimentos onde é colocado. Só precisa do calor das mãos para se moldar. Preserva a comida, em alguns casos melhor do que película aderente e papel de alumínio pois tem propriedades antibacterianas e antifúngicas. Ao contrário do rolo de plástico e do papel de prata, permite que a comida respire. Pode usar para tapar um prato com as sobras do jantar, para envolver sandes, ou para embrulhar queijo e fruta cortada, por exemplo. Pode colocar em praticamente tudo, à exceção de carne e peixe crus.

O que vai precisar para fazer bee’s wrap

Cera de abelha bee wraps
Imagem: Pinterest
  • Cera de abelha. Existe em barra ou em granulado.
  • Óleo de coco ou de jojoba. Embora a maior parte das receitas recomende óleo de jojoba, o óleo de coco também funciona muito bem.
  • Pedaços de tecido de algodão. O tecido deve ser fino, 100% algodão. Corte como entender, tendo em conta como vai usar os panos.
  • Uma panela, uma tigela de inox ou outro material refratário e água. Servirão para derreter a cera em banho-maria.
  • Papel vegetal. Corte dois pedaços ligeiramente mais largos que o maior dos seus panos.
  • Pincel limpo. Um pincel limpo, preferencialmente novo, de cerdas suaves. Vai ser usado para espalhar a cera derretida por todo o pano.
  • Ferro e tábua de engomar. Algumas receitas usam o forno para impregnar o pano com a cera, mas o ferro de engomar permite fazê-lo de uma forma mais homogénea e controlada.

Fazer bee’s wrap passo a passo

1. Depois de cortar o pano, estenda um pedaço sobre uma das folhas de papel vegetal.

2. Inicie o banho-maria, colocando na tigela a cera de abelha e o óleo de coco ou de jojoba na proporção de 250 ml de cera para uma colher de sopa de óleo.

Fazer bee wraps em casa
Imagem: Pinterest

3. Quando a mistura estiver derretida, espalhe sobre o pano com a ajuda do pincel. Certifique-se de que todo o pano fica coberto. 

4. Coloque a outra folha de papel vegetal em cima do pano. É importante que ela cubra bem todo o pano e que fique ainda uma pequena margem de papel a toda a volta por segurança.

5. Ligue o ferro e passe-o por cima da folha de papel vegetal umas quantas vezes para embeber bem a cera no pano.

6. Tire as folhas de papel vegetal com cuidado e deixe secar o pano alguns minutos. Volte a colocá-las e repita o processo com o ferro.

7. Coloque a secar num ambiente seco, sem luz solar direta.

Feito!

Cuidados a ter com o pano de cera de abelha após cada utilização

Após cada utilização, o pano de cera de abelha deve ser lavado com água fria e sabão neutro.

Na secagem, deve evitar a luz solar direta porque pode alterar as propriedades da cera. Da mesma forma, não o deve colocar junto a fontes de calor como fornos, fogões ou aquecedores.

Se bem tratado, dura cerca de um ano, período após o qual começa a perder a aderência. Como é totalmente orgânico, pode ser compostado no fim de vida.

Embrulhar alimentos e congelar

Sim, também pode ir ao congelador! Só não embrulhe peixe ou carne crua porque depois não vai poder lavar o pano em água quente. Se congelar comida envolvida em bee’s wrap, tenha apenas o cuidado de a desembrulhar cerca de dez a 30 minutos depois de tirar do congelador (dependendo da temperatura ambiente) para garantir que não parte a cera.

Reaproveite os tecidos esquecidos aí em casa e contribua para reduzir o consumo de plástico.

Pin It on Pinterest