Como reduzir a poluição por plástico?

Recomendações da ANP/WWF – “X-Ray da poluição por plástico”.

Publicado em setembro de 2019, o relatório “X-Ray da poluição por plástico – Repensar o plástico em Portugal” da Associação Natureza Portugal/World Wild Fund for Nature (ANP/WWF) foi o primeiro documento do género com informações detalhadas sobre a crise da poluição por plástico em Portugal. A ANP/WWF desafia cidadãos e empresas a repensarem a pegada ecológica, pedindo ao governo e indústria que trabalhem em conjunto numa estratégia nacional que resulte a longo prazo “em travar a fuga de plásticos para a natureza até 2030”.

Do manifesto para acabar com o plástico na natureza a um contexto global e nacional sobre a poluição por plástico, este relatório dá também a conhecer os impactos do plástico no ambiente, na sociedade e na economia, bem como algumas boas práticas e desafios em Portugal. Partilhamos aqui algumas dicas para a redução do plástico sugeridas no documento:

A ANP/WWF.

Recomendações para os consumidores

  • Reduzir o consumo de produtos de plástico descartável, de uso único ou de vida curta optando por alternativas sustentáveis (embalagens 100% recicláveis ou alternativas de produtos a granel);
  • Promover a discussão para a melhoria da rotulagem dos produtos de plástico, da sua composição, da sua pegada ecológica, para permitir aos consumidores tomar decisões mais sustentáveis e informadas sobre os materiais de plástico.
  • Promover a colaboração em projetos de sensibilização ambiental, ciência cidadã, programas e campanhas, que motivem a alteração geral de comportamentos na redução da poluição por plásticos.
  • Envolver-se diretamente com o setor do retalho e o poder local para acionar medidas que promovam a redução de plásticos desnecessários, a promoção de alternativas, a melhoria da gestão de resíduos e o investimento na reciclagem.
  • Ser um cidadão ativo e responsável nas escolhas e uso do seu papel na sociedade para informar os pares e incentivar melhores práticas em prol da diminuição da poluição por plásticos (fazer sempre reciclagem e reutilizar materiais seguros).