Gostaria de personalizar o cheiro de sua casa criando o seu próprio aroma, de forma simples e natural? Nós ajudamos
A aromaterapia veio provar que os cheiros impactam de forma distinta o nosso sistema nervoso. Há aromas que atuam sobre a nossa concentração, outros que nos relaxam, outros que nos deixam mais enérgicos e a lista continua. Mas cada pessoa tem as suas próprias preferências e o mesmo aroma pode despertar sensações opostas em pessoas diferentes.
Neste sentido, fazer o seu próprio aromatizador, com o aroma e intensidade desejados, pode ser uma forma de harmonizar espaços pessoais, familiares ou de trabalho, de acordo com a sua essência.
Saiba como o fazer, de forma simples e natural:
Para começar, escolha o aroma. Pode sempre optar por comprar um óleo essencial numa loja ou então fazer o seu próprio. Se optar por fazer, há várias formas disponíveis, mas talvez a mais simples seja a seguinte:
1- escolha uma fruta cítrica ou planta aromática, como o limão ou o alecrim;
2- no primeiro caso, corte a casca do limão em pequenos pedaços, tendo a atenção de eliminar o máximo da parte branca. No segundo caso, seque bem os ramos de alecrim;
3- aproveite um frasco de conserva e coloque dentro (quanto mais cascas ou ramos utilizar, mais intenso o aroma ficará);
4- acrescente um óleo base, como óleo de coco ou óleo de amêndoas, submergindo todo o conteúdo;
5- feche o frasco com a tampa, agite e deixe repousar num lugar escuro durante pelo menos duas semanas. Tenha apenas o cuidado de ir agitando o frasco ao longo desse tempo;
6- no final, basta usar um coador para retirar o óleo para outro frasco.
Já com o óleo essencial pronto, passamos então à preparação do próprio aromatizador com apenas mais dois componentes: álcool de cereais e água destilada. Neste caso, aproveite a água do desumidificador, pois ela é também água destilada e acaba muitas vezes por ser desperdiçada.
Num frasco vazio com tampa, adicione:
1- 100 ml de álcool de cereais;
2- 50 ml do óleo essencial;
3- 100 ml de água destilada;
4- feche o frasco, agite e deixe repousar por um par de dias.
Estas proporções variam consoante a intensidade e quantidade que deseja obter.
Após esse tempo, pode transferir a mistura para um frasco de um antigo aromatizador que agora se encontra vazio, para uma pequena garrafa com um design apelativo ou então deixar no mesmo frasco – apenas retire a tampa.
Por fim, há que encontrar as varetas ideais para completar o difusor. Algumas ideias de reutilização são:
1- vá buscar os “pauzinhos” para comida que leva para casa, como recordação da ida a um restaurante asiático;
2- os “pauzinhos” que não chegaram a ser utilizados em espetadas durante o churrasco e ficaram guardados numa gaveta;
3- as varetas que restaram do algodão doce.
Vasculhe a sua casa e encontre a melhor forma de reaproveitar material para fazer as varetas de madeira. Concluída essa missão, terá por fim um aromatizador e difusor caseiro e personalizado para o seu espaço. Disfrute!