Reduzir o plástico. Os grandes desafios começam na escola

Pelo terceiro ano consecutivo, a Missão Continente convidou escolas de todo o país para refletirem e trabalharem sobre temas relacionados com a sustentabilidade. Nesta edição, o uso excessivo do plástico esteve, inevitavelmente, no centro das atividades.

O programa da Escola Missão Continente tem como objetivo apoiar as escolas do 1º ciclo na sensibilização para temas relacionados com a sustentabilidade e o futuro do planeta. Nesta edição, a mais concorrida de sempre, participaram 276 escolas de norte a sul do país e dos arquipélagos da Madeira e dos Açores. Foram 24 000 alunos, 1350 professores e centenas de famílias envolvidos no projeto que este ano teve como tema principal a alimentação saudável e o consumo responsável, com chamada de atenção para o uso excessivo do plástico.

Reportagem sobre o evento de encerramento da 3ª edição da Escola Missão Continente

“É um programa super estrutural que envolve muitas escolas, cada vez mais, este ano com 24 000 alunos e mais de 20000 famílias que tomaram contacto com o programa. Nutricionistas e colegas nossos, voluntários, foram às escolas com conteúdos que são preparados de uma forma muito aprofundada, com uma validação técnica grande, com a colaboração do Ministério da Saúde e do Ministério Educação para também do ponto de vista pedagógico estarem enquadrados neste contexto das escolas”, conta Tiago Simões, diretor de Marketing do Continente.

Ao longo do ano letivo, o projeto, desenvolvido pela comunidade escolar a partir de atividades didáticas, visitas de estudo e desafios, contou com o apoio da Missão Continente na distribuição de materiais lúdicos, com a visita de embaixadores do programa e com visitas às lojas Continente. Uma das principais preocupações foi sensibilizar as crianças para o consumo consciente e a alimentação saudável que devem começar com as compras, no supermercado. 

O desafio escola, sob o mote “tornar a minha comunidade mais sustentável: reduzir o plástico”, proporcionou a dinamização de várias atividades sobre a reciclagem, a reutilização e o uso consciente do plástico. Os grandes vencedores do desafio foram o Instituto Educativo do Juncal, em Leiria e a Escola Básica Abadias, da Figueira da Foz (com uma menção honrosa). Como prémio, todos os alunos destas escolas foram convidados a participar no evento de encerramento desta 3ª edição da Escola Missão Continente, no Instituto Superior de Agronomia, em Lisboa.

“O tema do plástico é um tema que tem tudo a ver com a Missão Continente. É um tema muito relevante, muito envolvente para o target infantil e para além disso é um tema que está na ordem do dia e que faria sentido trazer para cima da mesa. É um tema que o Continente se preocupa há muito tempo, explica Tiago Simões.

Evento de encerramento da 3ª edição Escola Missão Continente

Para o programa do evento de encerramento foram convidados alguns intervenientes muito especiais: Leopoldina e Francisco Garcia, o apresentador e ator bem conhecido dos mais novos. Além disso, as 200 crianças que viajaram até Lisboa para o evento, passaram a manhã a trabalhar artisticamente o plástico, com a ajuda do coletivo Espacialistas e da Brigada do Mar. Para terminar em beleza, o músico NBC apresentou um tema dedicado à Escola Missão Continente e à temática dos plásticos.