“Mar de Plástico” no Sea Life Porto

Até 30 de junho, visite a exposição organizada pelo projeto Ocean Action.

DR Ocean Action

Visitar um aquário, à descoberta do mundo subaquático, e ser impactado com um “corredor de plástico” logo no início do percurso da exposição. Feito com objetos de plástico recolhidos em ações de limpeza de praias, o simbólico “mar de lixo” obriga os visitantes a “mergulharem” no problema da poluição plástica.

Depois de atrair a atenção na primeira parte, a exposição continua com uma “montra”, imitando as prateleiras de um supermercado, onde os objetos recolhidos nas praias são etiquetados com informações sobre o tempo que irão demorar a deteriorar-se no fundo do mar. Há ainda muita informação, alguma apresentada em vídeo, para sensibilizar os visitantes para as consequências da poluição plástica nos ecossistemas subaquáticos.

A exposição itinerante é organizada pelo Ocean Action, um projeto que promove ativamente os princípios da chamada Literacia do Oceano e boas práticas que combatam a poluição e visem a conservação dos ecossistemas subaquáticos.

Literacia do Oceano? Uma iniciativa norte-americana cujo propósito é promover a cultura científica do oceano junto da comunidade escolar. Em Portugal, a Ciência Viva adaptou alguns recursos educativos neste âmbito aos diferentes níveis de escolaridade.  

O Ocean Action é coordenado pelo CIIMAR – Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto e organiza várias iniciativas para sensibilizar o público escolar e a população em geral para uma pegada ecológica mais sustentável.