São evidentes as preocupações ambientais no turismo de natureza mas há outros destinos cada vez mais comprometidos com a sustentabilidade. Em Portugal, em Espanha ou um bocadinho mais longe na Europa, partilhamos algumas ideias de destinos de turismo sustentável.
Serra da Estrela: Através de programas de caminhadas, observação de aves e exploração da natureza, é possível descobrir a Serra da Estrela respeitando a fauna e a flora. Os alojamentos locais disponíveis e a oferta gastronómica de produtos locais fazem deste destino uma excelente opção para um fim-de-semana prolongado, por exemplo.
Aldeias de Xisto: As Aldeias de Xisto são um conjunto de aldeias históricas em Portugal que foram revitalizadas para o turismo, respeitando os materiais originais. Planear uns dias num destes destinos ajuda a contribuir para preservar a arquitetura tradicional e apoiar as comunidades locais.
Arquipélago dos Açores: E claro, o arquipélago dos Açores, localizado no meio do Oceano Atlântico, é mundialmente referido como destino de férias sustentável pelos esforços para proteger o meio ambiente, promover a cultura local e envolver os visitantes na conservação da natureza.
Parque Natural de Doñana, Espanha: Localizado na região sul da Espanha, não é um destino muito conhecido mas é cada vez mais popular no ecoturismo. É o maior parque selvagem de Espanha e alberga espécies como o lince-ibérico.
Noruega: Além da beleza natural de país nórdico, com montanhas, fiordes e auroras boreais, a Noruega promove o respeito pela natureza através de variadas atividades turísticas pensadas para ter um baixo impacto ambiental.