Sugestões criativas para reutilizar embalagens de plástico.
Durante as férias, com os miúdos por casa, há que arranjar maneiras criativas para os entreter. Não descurando a componente educativa e aproveitando as embalagens de plástico que se vão acumulando, partilhamos algumas ideias de trabalhos manuais para toda a família.
No jardim, na garagem ou no corredor de casa, este bowling sustentável não exige muita perícia nos trabalhos manuais. Junte garrafas PET de 1,5 ou 2 litros, reúna as tintas e os pincéis que tiver em casa e desafie os mais novos a decorarem os “pinos” improvisados. Depois arranje uma bola (ou algo semelhante), defina os limites da pista e divirta-se.
Para recriar o jogo das argolas pode utilizar as mesmas garrafas do bowling mas deve pôr-lhes areia ou terra no fundo para que não tombem. Numere as garrafas de 1 a 10 (para atribuir pontuação) e improvise umas “argolas” cortando partes de uma garrafa PET e moldando-as ligeiramente, como neste vídeo, ou enrole lã à volta das “fatias” de garrafa que cortar, como na imagem. Poderá também simplificar este processo e enrolar páginas de jornal em círculos e depois revesti-los com fita-cola (imagem da esquerda).
Pode aproveitar os pacotes de leite ou de sumo para criar pequenos ninhos para os pássaros que visitarem o jardim ou a varanda. Pode inspirar-se neste vídeo.
E o clássico jogo do galo? O tabuleiro não será difícil de arranjar (pode ser um cartão, um pedaço de tecido, etc.) e as peças podem ser tampas de garrafas de plástico personalizadas com duas cores ou temas diferentes (5 de cada).
Móbile
Por último, uma sugestão para trabalhar em família: com as embalagens de plástico ou latas de alumínio que forem juntando, podem criar um móbile ou algo igualmente decorativo que possa ser pensado e construído por todos.
Espreite também as sugestões publicadas a propósito do Dia Mundial da Criança, de ideias para reutilizar a brincar.