Dúvidas sobre datas de validade dos alimentos? A APED ajuda
Vem aí uma nova campanha de sensibilização para entendermos melhor as datas de validade dos alimentos e evitar desperdício
A Sonae está entre as 300 empresas mais sustentáveis do mundo, segundo um novo estudo criado pela revista TIME e a Statista.
“Uma coisa é uma empresa defender da boca para fora que defende o ambiente; outra é que os seus líderes assumam compromissos públicos e rastreáveis para fazer melhor pelo planeta – e os cumpram”. Assim começa por explicar a revista TIME ao anunciar o seu novo estudo. A revista aliou-se pela primeira vez à Statista para criar uma metodologia “rigorosa” que identificasse as empresas mais sustentáveis do mundo em 2024.
Como resultado, foi lançado agora os resultados do estudo, centrado apenas nas empresas de larga escala e que avalia os seus programas climáticos, transparência na comunicação e até a sustentabilidade das empresas parceiras com quem operam no mercado.
As empresas que figuram nesta lista fazem parte dos programas climáticos mais respeitados em todo o mundo, como o CDP (Carbon Disclosure Project), que este ano já tinha destacado a Sonae na sua lista de empresas com melhor desempenho a nível de sustentabilidade. Outro exemplo é o programa Science Based Targets Initiative (SBTi), que também este ano validou as metas de sustentabilidade da Sonae, a primeira retalhista portuguesa a conseguir este atestado de rigor.
A TIME e a Statista também exigiram que as empresas seguissem padrões elevados para as suas emissões causadas diretamente e indiretamente (que diz respeito à empresa fornecedora de energia) e consumo de energia em relação ao tamanho da empresa, reduções de emissões em 2021 e 2022 (os anos mais recentes totalmente reportados) e rácio de energia renovável utilizada pelas operações da empresa.
“E, talvez o mais importante, muitas das principais empresas incorporaram a sustentabilidade nos seus modelos de negócio”, explica a revista norte-americana.
São 500 as empresas apuradas neste estudo e mesmo antes de chegar às 300 encontramos duas empresas portuguesas: a NOS (em 231º lugar) e a Sonae (252º).
Recorde-se que apenas através da MC, a Sonae atingiu em 2023 uma taxa de reciclabilidade de 86% das suas embalagens de plástico e uma redução de 34% das suas emissões próprias de gases com efeito de estufa, face a 2018.
Neste momento, a empresa está empenhada em reduzir em 51% as emissões de gases com efeito de estufa das suas operações e em 31% as emissões da sua cadeia de abastecimento, até 2032, comparativamente aos valores de 2022. Estas metas foram validadas pela Science Based Targets Initiative (SBTi).
Além disso, a MC está ainda comprometida com a neutralidade carbónica das suas operações até 2040.
Vem aí uma nova campanha de sensibilização para entendermos melhor as datas de validade dos alimentos e evitar desperdício
É a pergunta a que o projeto Cidade do Zero pretende responder, num evento gratuito que terá lugar nos próximos dias 14 e 15 de setembro, no Instituto Superior de Agronomia
Desde o momento em que decide acolher um animal, passando pela alimentação, até ao banhos.
O projeto “caçadores de nevoeiro” é um exemplo no que diz respeito ao combate à seca e restauração da biodiversidade, de forma natural
Embora em Portugal a água da torneira seja segura na maioria do território, há quem não goste de beber água da torneira, devido ao sabor ou medo de contaminação. Nesses casos, conheça alguns métodos