Subscreva a nossa newsletter

Fazer um uso mais responsável do plástico é uma missão de todos nós.

Embarque connosco nesta jornada por uma vida mais sustentável.

 

Subscreva a nossa newsletter

Quanto plástico consome?

Antecipamos o Dia da Terra com um desafio.

A 22 de abril assinalam-se 51 anos de Dia Mundial da Terra. A data simbólica é uma chamada de atenção para o impacto que a ação humana tem no ambiente. O movimento global Earthday.org desafia indivíduos e entidades a assumirem um papel mais ativo na urgente mudança de comportamento. Com um tema específico todos os anos, um dos objetivos da iniciativa é que as ações organizadas para celebrar a efeméride tenham efeitos que perdurem, a começar pela consciencilização para os problemas que afetam cada vez mais os ecossistemas. Em 2021, o mote é restaurar o planeta.

“Todos os dias são dia da Terra”. DR Earthday.org

Uma das abordagens possíveis para restabelecer o equilíbrio do Planeta passa pelas ações que podemos encetar para acabar com a poluição por plástico. Em 2018, o tema principal lançado pelo movimento Earthday.org foi a poluição por plástico. A propósito, adaptamos uma tabela que ajuda a calcular o consumo médio de plástico mensal. Se conseguirmos, de alguma forma, rastrear o plástico que individualmente descartamos, mais facilmente conseguimos reduzir esse consumo.

Conteúdos adaptados do “Plastic Pollution Primer and Action Toolkit” do Earth Day 2018

Calcule o plástico que consome

Quantos dos artigos abaixo utiliza mensalmente?

São apenas alguns exemplos – pode até acrescentar outros ou substituir os objetos que já não utiliza de todo. O objetivo é refletir um pouco sobre a pegada individual no que respeita ao plástico. Sugerimos que explore o guia que o Earthday.org coordenou e que compila várias fontes de informação úteis para qualquer pessoa que queira contribuir de forma mais proativa para minimizar o problema. Destacamos também, no seguimento da reflexão sobre o consumo individual, uma animação sobre o que acontece quando o plástico acaba descartado na natureza, para que este pequeno desafio, de pensarmos no impacto individual possa evoluir para uma reflexão sobre as consequências do impacto conjunto:

“Lição” de Emma Bryce, animação de Sharon Colma