Quando a sustentabilidade dá mais cor à moda

Play Cycle é o novo projeto da Benetton em parceria com o Centro Cultural de Belém.
PlayCycle Benneton e CCB

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Play Cycle é o novo projeto da Benetton em parceria com o Centro Cultural de Belém.

Chama-se Play Cycle e é o novo projeto de sustentabilidade da Benetton em parceria com o Centro Cultural de Belém (CCB). Através da expressão artística do designer Rui Tomás e da artista e bióloga Ana Pêgo, todas as semanas será apresentado um novo vídeo para que crianças e adultos possam aprender mais sobre os usos possíveis do plástico e do papel de forma divertida. A ideia principal é mostrar “usos alternativos que podem ser feitos com os resíduos”, como apresentado pela marca. Descobrir “pequenas coisas que se podem fazer todos os dias” para reduzir o desperdício e “contribuir para a saúde do planeta” é o desafio proposto com o projeto.

Na página dedicada ao Play Cycle estão disponíveis vídeos sobre o papel e o plástico que explicam a origem dos materiais e incentivam à sua reutilização. Sobre o plástico, é Ana Pêgo que fala, apresentando o trabalho de consciencialização que tem desenvolvido com o lixo que recolhe nas praias. É a autora do livro Plasticus Maritimus, nome que escolheu também para batizar a “espécie invasora” que tem afetado os ecossistemas marinhos, o lixo de plástico. A bióloga costuma recolher e colecionar o plástico que encontra na praia e depois transforma-o em peças artísticas que expõe como forma de sensibilizar para o problema.

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Episódio 3 “Play Cicle” – Ana Pêgo sobre o plástico

No vídeo “atelier de plástico”, Ana Pêgo ensina a criar uma animação com lixo de plástico.

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Episódio 4 “Play Cicle” – Atelier de Plástico

A marca italiana Benetton, presente em todo o mundo, é conhecida pelas cores vivas das suas roupas, bem como pelas campanhas publicitárias que procuram fugir aos estereótipos da moda ao mesmo tempo que transmitem mensagens de caráter social. Recorde-se, por exemplo, as polémicas montagens que mostravam vários líderes mundiais a beijarem-se, com uma mensagem clara contra o ódio. Faz parte da génese do grupo Benetton o “compromisso com as pessoas”, como manifestado no website da marca, mas também o “compromisso com o meio ambiente”. Este ano, para assinalar o Dia da Terra, o grupo lançou o projeto “Green B”, que reúne todas as iniciativas de sustentabilidade. Em Portugal, a iniciativa mais recente neste âmbito é o projeto Play Cycle.

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