Embora em Portugal a água da torneira seja segura na maioria do território, há quem não goste de beber água da torneira, devido ao sabor ou medo de contaminação. Nesses casos, conheça alguns métodos
A água é um bem necessário à vida humana, mas cada vez mais escasso. Atualmente, mais de 2 mil milhões de pessoas em todo o mundo não têm acesso a água potável para beber e um quarto da humanidade já enfrenta problemas de seca. Por outro lado, desastres como cheias vão-se tornando cada vez mais frequentes, dando origem a problemas de contaminação e propagação de doenças.
Neste sentido, a ONU criou o Household Water Treatment and Safe Storage (HWTS), um projeto que avalia e informa sobre técnicas seguras de tratamento e armazenamento de água, desenhado sobretudo para casos de emergência.
Com base nestas informações, alguns governos, como o dos Estados Unidos ou do Brasil, lançaram guias de acesso público para informar a população de como purificar a água, para evitar a propagação de doenças, como a hepatite A ou a cólera.
Saber como purificar a água pode salvar vidas, por isso, lembramos algumas das formas de o fazer, a partir de sua casa:
Ferver ou aquecer água é o método mais utilizado e eficaz para matar vírus, bactérias e parasitas que podem causar doenças. Mas, antes de ferver, a água deve ser filtrada (com filtro doméstico, coador de papel ou pano limpo, por exemplo). Depois, é só certificar que a água ferve por 3 minutos e deixá-la repousar, antes de armazená-la em recipientes limpos e higienizados com tampas bem fechadas.
Também designado de hipoclorito de sódio, com uma concentração de 2,5%.
Basta adicionar duas gotas deste produto a cada litro de água (1 colher de chá para 20 litros ou uma colher de sopa para 200 litros). Deve-se depois deixar repousar por 15 minutos. Este tipo de desinfeção química (outros químicos usados para purificar água são o cloro ou o iodo) mata bactérias e vírus e ajuda a prevenir surtos de doenças.
A desinfeção solar limpa a água utilizando o calor e a radiação UV para matar bactérias e parasitas na água. As recomendações passam por colocar água contaminada num recipiente transparente, expor o recipiente à luz solar intensa durante 6 a 8 horas – ou durante 2 dias se estiver nublado.
Apesar de ser mais complexa, a filtragem lenta com areia ajuda a remover as sujidades e os germes numa única etapa de tratamento e sem recurso a produtos químicos. Para isso, é necessário um tanque com um leito de areia fina, colocar uma camada de pedras pequenas para sustentar a areia, um sistema de drenos subterrâneos para recolher a água filtrada e um regulador de caudal para controlar a taxa de filtragem.
Estes são métodos recomendados por entidades governamentais, que visam purificar água da torneira, ao remover impurezas que possam apresentar, devido a algum tipo de contaminação, seja por via de cheias, canalizações, poluição, entre outros fatores. De salientar que, se a água contiver algum material químico ou radioativo nocivo, estes processos de purificação não tornarão a água potável.
No entanto, em Portugal, onde a água da torneira é segura na maioria do território, estes métodos podem ser úteis para quem não gosta de beber água diretamente da torneira. Seja pelo sabor ou por outros fatores locais.
Em todo o caso, lembre-se que a água é um bem cada vez mais precioso, por isso, não desperdice.