Bandeira Azul é sinónimo de qualidade das praias. É ponto assente que todos os anos há, no mínimo, a curiosidade dos veraneantes saberem se a praia que elegeram tem ou não a famosa Bandeira Azul. Mas, afinal, o que é que isso significa?
Bandeira Azul – nacional e internacional
Sabia que a Bandeira Azul é um projeto internacional, a Blue Flag Global? Tem exatamente os mesmos objetivos: reconhecer as praias e marinas que atendem a um conjunto rigoroso de critérios relacionados com a qualidade da água, a gestão ambiental, a segurança e a informação ambiental disponibilizada.
Ou seja, as praias com Bandeira Azul são referências em termos de padrões ambientais. Os principais critérios que uma praia deve atender para receber a Bandeira Azul incluem:
- Qualidade da água;
- Gestão ambiental: a praia deve implementar práticas de gestão sustentável, como a gestão de resíduos e a proteção e conservação da fauna e flora locais;
- Informação ambiental: a praia deve oferecer informações e atividades educativas para os visitantes, promovendo a consciencialização sobre a importância da preservação do meio ambiente;
- Sustentabilidade: o compromisso com a sustentabilidade deve ser evidente;
- Segurança e serviços: a praia deve oferecer serviços básicos de segurança e infraestruturas para atender às necessidades dos banhistas, como salva-vidas, chuveiros, instalações sanitárias, etc.
Todos os anos, é escolhido um tema. Em 2023, é a Geodiversidade: sabe onde estende a toalha? Descubra tudo na página dedicada.
Mantendo a sustentabilidade nas férias, aproveite e ajude a manter a praia limpa enquanto faz exercício ou organize um piquenique amigo do ambiente. Se for a um festival, por exemplo, não se esqueça de algumas destas dicas ou mesmo na próxima ida ao supermercado, recorde que planeamento prévio ajuda a poupar na carteira e no ambiente. Boas férias, se for o caso!
Desafio “Amar a Praia” – concurso de práticas sustentáveis
O Programa Bandeira Azul está a promover a 3ª edição de um concurso de práticas sustentáveis, em parceria com a Procter & Gambler Portugal (P&G). O objetivo é destacar as melhores práticas de municípios e concessionários de praia nas áreas “Água”, “Resíduos” e “Energia” e “dar voz aos banhistas, que podem votar no que de melhor se faz nas suas praias”.
São elegíveis as praias que façam parte do programa Bandeira Azul. Algumas das questões que podem ajudar a perceber se vale a pena participar:
- Reaproveita a água da chuva para regar a horta?
- Tem um compactador de plástico?
- Desenvolveu uma política de desperdício zero?
- Conseguiu reduzir o consumo de papel?
- Sensibiliza os clientes| banhistas para poupar energia?
- Os clientes | banhistas são incentivados a andar de bicicleta?
- Oferece um café a quem apanhar lixo na praia?
- Os cinzeiros para as beatas são apelativos e funcionais?
Se alguma(s) destas boas práticas estão a ser implementadas na sua praia – para além dos critérios do programa Bandeira Azul -, então submeta a inscrição aqui.
Quais são, afinal, as praias com Bandeira Azul em 2023?
Pode encontrar os locais galardoados neste mapa interactivo, organizado por região.