O papel higiénico do futuro

Sabe o que distingue o papel reciclado do papel reciclado pós-consumo?
Papel higiénico pós-consumo

Partilhar

O papel reciclado pós-consumo é feito a partir de embalagens de bebidas usadas e não de sobras de outras produções de papel, como é o caso dos produtos de papel (como papel higiénico, rolos de cozinha, guardanapos, etc.) que têm a indicação de “papel reciclado”, mas que continuam a implicar, na sua produção, o abate de árvores. 

Os produtos de papel reciclado pós-consumo já começaram a conquistar a preferência dos consumidores e esta é uma tendência que veio para ficar, porque não exige o abate de árvores e é urgente repensar a sobre-exploração dos recursos naturais. Além disso, promove a circularidade dos materiais. 

Como encontrar papel reciclado pós-consumo?

Toda a gama de papel Continente ECO é produzida com papel reciclado pós-consumo. E não falamos só das folhas, também os ‘canudos’ dos rolos são feitos de cartão reciclado certificados com selo FSC. Além da certificação FSC (que garante que se trata de papel de origem sustentável), estes produtos também estão certificados em relação à segurança de utilização, para contacto com a pele humana e alimentos (no caso dos rolos de cozinha).

Uma particularidade destes produtos é a sua cor acastanhada, que se deve à utilização de embalagens de bebidas e outros cartões selecionados, sem corantes. Além disso, são livres de branqueadores artificiais

Também chamados de branqueadores óticos, agentes fluorescentes ou agentes de branqueamento, os branqueadores artificiais são um composto químico utilizado para tornar produtos mais brancos e brilhantes em determinados materiais (como papel ou tecido). Este composto não é biodegradável, pelo que a utilização de produtos que contêm branqueadores, significa que estes acabam na natureza a contaminar os ecossistemas marinhos.

Os processos utilizados na produção de papel reciclado pós-consumo consomem menos água e energia (que a produção de papel reciclado convencional) e resultam num papel mais resistente e suave. Adicionalmente, os produtos compactos têm uma pegada ambiental menos porque se consegue transportar mais papel de cada vez.

Sabia que se todas as famílias em portugal substituírem apenas uma embalagem de guardanapos, uma embalagem de papel higiénico e uma embalagem de rolo de cozinha de papel comum, pelos mesmos produtos de Continente ECO, seria possível poupar 162 mil arvores e 231 milhões de litros de água?

Mesmo substituindo apenas um destes itens, a poupança corresponderia a:

  • Guardanapos – 46 mil árvores e 25 milhões de litros de água
  • Papel Higiénico – 83 mil árvores e 187 milhões de litros de água
  • Papel de Cozinha – 33 mil árvores e 19 milhões de litros de água

Além da cor acastanhada do papel, os produtos da marca Continente ECO têm em comum a utilização de matérias-primas sustentáveis na sua produção. Detergentes e gama de papel são compostos por ingredientes biodegradáveis e todas as embalagens são de material reciclado e recicláveis. Nos rótulos, encontra identificados os atributos de cada artigo, como a ausência de branqueadores artificiais, perfumes ou corantes e a utilização de agentes ativos de origem vegetal.

O compromisso Continente ECO

O Continente enquadra o seu desenvolvimento no ADN da própria marca: “reduzir a pegada ecológica global, tornar a economia circular, rumar à descarbonizarão e ao desperdício zero”. 

Nesse sentido, todos os produtos Continente ECO são pensados para serem eficazes, a preços acessíveis e fabricados com matérias-primas ecológicas e sustentáveis. 

Artigos recentes

Comentários

0 Comments

Faça um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest