Antecipar para 2025 a ambição definida pela União Europeia para 2030, de que todas as embalagens de plástico colocadas no mercado sejam reutilizáveis ou possam ser recicláveis de forma economicamente eficiente.
Reduzir ou mesmo eliminar a utilização de materiais de origem fóssil, quer através da redução da espessura utilizada para um mesmo produto, quer através da substituição do tipo de materiais utilizados.
Reduzir a complexidade dos materiais de plástico fóssil utilizados, designadamente produtos multi-material, e com isto contribuir para a maior reciclabilidade dos materiais de plástico.
Aumentar a incorporação de matérias primas secundárias (reciclado) em novos produtos, e desta forma reduzir a utilização de materiais plásticos virgens.
Aumentar os níveis de reutilização de produtos.
Melhorar e intensificar a informação junto dos consumidores para que eles sintam que são, também eles, parte ativa neste desígnio.
Promover e apoiar iniciativas de terceiros que tenham por objetivo; (i) o desenvolvimento de materiais alternativos e mais sustentáveis; (ii) a redução da utilização de matérias virgens na produção de produtos de plástico de origem fóssil; (iii) a melhoria das condições que possibilitem o aumento da reciclagem; (vi) a maior incorporação de materiais reciclados em novos produtos.