Um presente feito à mão ou uma escapadinha em um eco-resort
Com o Dia dos Namorados a chegar, damos-lhe algumas ideias para preparar um dia romântico e sustentável para a sua cara metade.
Um presente caro impressiona mas um presente feito à mão, a pensar apenas na pessoa que o vai receber, supera qualquer valor monetário.
Neste sentido, pode substituir os cartões que se compram nas lojas por um totalmente personalizado, evitando assim as frases e imagens “cliché” que geralmente todos os casais trocam entre si neste dia. Junte as vossas imagens e mensagens de amor num cartão que tenha por base papéis descartados ou recortes de revistas, por exemplo.
Outra ideia passa por recuperar por exemplo um móvel ou outro objeto, como um guarda jóias para oferecer ou produzir um cosmético natural, para momentos de relaxamento sem culpas.
E porque não oferecer um jantar à luz das velas, feito por si? E já agora, livre-se de todos os plásticos das caixas de bombons e adoce a relação com uma sobremesa caseira confecionada por si.
Caso considere que cozinhar para o seu par apenas irá azedar a relação, procure alternativas amigas do ambiente. E pode prolongar o jantar para um noite romântica em hotéis ecológicos, espalhados por Portugal.
Alguns exemplos:
Em Trás-os-Montes, no parque Natural de Montesinho, ergue-se um projeto de turismo ecológico, que convida a uma escadinha a dois no meio das montanhas. Esta é uma opção ideal para quem gosta de observar a natureza
A zona de campismo, além das comodidades normais, oferece um museu com artefactos tradicionais, um lagar de vinho e adega, uma garrafeira e um restaurante de cozinha regional.
No entanto, pode passar a noite em uma das casas tradicionais que o complexo de três hectares apresenta. Estas são réplicas das casas típicas da região, em pedra e madeira.
Existe ainda a possibilidade de passar a noite em uma cabana rotativa, para duas pessoas, produzida em madeira e cortiça e que permite usufruir da paisagem a 360º.
Construído de raíz para que tenha o mínimo impacto na paisagem, este hotel de luxo prima pelo eco-design. Apresenta suítes modernas cobertas de vegetação, para uma climatização mais natural Os espelhos e as portas foram produzidos com resíduos das madeiras da obra, os tapetes a partir de restos de tecido, os puxadores das portas com resíduos de cordas e as mesas de apoio e decoração feitas a partir de madeira de carvalho.
A rega dos espaços exteriores é feita com a água de dois lagos presentes no complexo e que servem também para captar a água das chuvas.
Este hotel conta também com um spa, um espaço de leitura, um restaurante e um bar de gins, voltado para o pôr do sol.
Aproveite ainda para um passeio de bicicleta ou a pé pelas ecovias da Lagoa de Óbidos.
Este espaço de turismo rural de luxo valoriza a tradição alentejana e a preservação da natureza.
São sete quartos, embutidos nas antigas cavalariças do espaço que outrora fora uma herdade – todas com decoração personalizada, lareiras e terraços privados.
A propriedade está repleta de pomares, jardins e oliveiras centenárias, por onde passeiam dois burros e um rebanho de ovelhas e o restaurante oferece cozinha alentejana de autor, focada na sazonalidade e nos produtos da horta biológica da quinta.
Aproveite ainda para levar para casa um vinho ou azeite produzidos nesta quinta, onde a água é aquecida com energia proveniente de painéis solares, a lenha provém de limpezas de florestas e 80% de todos os resíduos são reciclados.
No eco-resort Casa do Vale da Lama, existem nove quartos com mezzanine, móveis antigos restaurados e materiais naturais. Fora dos quartos, é possível usufruir de um relvado exterior, piscina de sal e pátio privado com cadeirão e rede de descanso.
Neste espaço que é também uma quinta biológica regenerativa, a alimentação é vegetariana e há também kombuchas feitas na quinta, sumos caseiros, café, chá e lanches disponíveis.
A quinta assume também um papel educativo, organizando atividades como massagens, aulas de yoga e surf.