Aproveitar os descontos da Black Friday sem culpas? Movimentos Green Friday e Giving Tuesday podem ajudar
Iniciativas pretendem sensibilizar os consumidores para uma maior consciência ambiental na hora de aproveitar os descontos da “Black Friday”
Porquê assinalar o Dia Internacional da Mulher?
A 11 de fevereiro, assinala-se o Dia das Mulheres e Raparigas na Ciência. A 8 de março, celebra-se o Dia Internacional da Mulher. Ambas as datas, instituídas pelas Nações Unidas (ONU), representam a luta pelo combate à desigualdade de género. Para não deixar passar as datas em branco e honrar o progresso conquistado por mulheres na área das Ciências, partilhámos algumas histórias inspiradoras. Que o acesso à educação não seja mais negado por uma questão de género – nem por questão nenhuma.
Plasticus Maritimus, a “espécie invasora” inventada pela bióloga Ana Pêgo para classificar todo o plástico que vai recolhendo nas praias. Foi dessa “coleção” que Ana criou o projeto de sensibilização “Plasticus Maritimus”, a partir do qual dinamiza exposições e atividades. Em 2018, lançou um livro com o mesmo nome onde explica a relação do plástico com a vida nos oceanos. Desde então que tem sido uma verdadeira embaixadora da causa do plástico, no sentido de alertar para o consumo desnecessário e para o ciclo de vida das coisas.
Estudou Biologia Marinha e trabalhou em vários projetos de investigação ligados aos oceanos. Tem trabalhado em projetos de literacia ambiental e de sensibilização para a poluição plástica.
Imoggen Napper tem 30 anos e um reconhecido trabalho de investigação científica na área dos plásticos. Foi a jovem investigadora que encontrou vestígios de plástico nas amostras de neve recolhidas no cume do Monte Evereste, por exemplo.
Assume-se como uma verdadeira “detetive dos plásticos”, investigando a origem dos resíduos que poluem o meio ambiente. É a essa área que dedica o trabalho de investigação na Universidade de Plymouth, onde é bolseira de pós-doutoramento. Em 2018 recebeu a bolsa Sky Ocean Rescue Scholar, uma parceria entre o grupo televisivo Sky e a National Geographic para financiar um projeto de investigação sobre as fibras têxteis que se libertam durante as lavagens de roupa e que acabam por poluir o ambiente. Recentemente tem trabalhado no impacto real das embalagens biodegradáveis e compostáveis no ambiente.
Engenheira, ambientalista e empreendedora, a africana Nzambi Matee foi uma das “Campeãs da Terra 2020”, distinção da ONU para jovens que têm contribuído ativamente para construir um futuro melhor.
Fundou a Gjenje Makers, uma empresa que produz materiais de construção sustentáveis, a partir de resíduos de plástico. Foi a própria Nzambi que desenvolver a máquina que transforma o plástico em tijolos.
Em 2016, a Ciência Viva celebrou 20 anos e, para assinalar a efeméride, publicou, no Dia Internacional da Mulher, um livro chamado “Mulheres na Ciência”. Disponível online, é uma homenagem às mulheres cientistas portuguesas.
“Portugal é um dos países da Europa onde é maior a percentagem de mulheres que se dedicam à investigação e esse facto não é estranho aos excelentes resultados que a ciência e a tecnologia portuguesas têm alcançado nas últimas duas décadas.” Rosalia Vargas, presidente da Ciência Viva, diz ainda, no prefácio do livro, que “há um longo caminho a percorrer, tanto no que diz res- peito ao número de mulheres em lugares de decisão de topo como na escolha pelas mulheres de certas áreas profissionais tecnológicas”, apesar no progresso “animador”. Acima de tudo, nestes retratos e pequenas biografias, encontramos rostos inspiradores. Quanto à ciência, feita por mulheres ou por homens, “é para todos”.
Iniciativas pretendem sensibilizar os consumidores para uma maior consciência ambiental na hora de aproveitar os descontos da “Black Friday”
Conceito criado pelo arquiteto chinês Kongjian Yu está a ser adotado em várias cidades ao longo do globo
Desde o momento em que decide acolher um animal, passando pela alimentação, até ao banhos.
Recolha de embalagens de plástico de iogurte e similares estará disponível de 29 de abril a 30 de novembro em lojas Continente selecionadas. Com esta iniciativa, os agrupamentos escolares recebem donativos pela quantidade recolhida
O excesso de ruído é a segunda causa de morte por agentes poluentes na Europa e traz consequências para todos os tipos de vida no planeta
De carro, de transportes publico, a pé ou de bicicleta. Como estas formas de transporte para o trabalho afetam a sua saúde
É o “fruto do outono” e Portugal é um dos maiores produtores na Europa, com uma grande variedade de castanhas nacionais. E até as cascas têm um grande valor na nossa cultura