Missão Geração Saudável: jogo lúdico promove pilares da Escola Missão Continente

Atividade dinamizada no FCC sensibilizou participantes para alimentação saudável, estilo de vida ativo e consumo consciente.
Escola Missão Continente no FCC

Partilhar

No próximo ano letivo, a Escola Missão Continente (EMC) leva pela sétima vez às escolas do 1º ciclo – e agora também do 2º ciclo – importantes mensagens no âmbito do programa de Responsabilidade Social do Continente. Como pilares desta missão, sensibilizar os mais jovens para alimentação saudável, estilo de vida ativo e consumo consciente. No Festival da Comida Continente, a EMC marcou presença através de um jogo de tabuleiro, em tamanho gigante, pensado para envolver as famílias presentes. 

Missão Geração Saudável

Paula Gomes, da área de Responsabilidade Social da Missão Continente, está desde o início com a EMC. “Desde tenra idade queremos sensibilizar as crianças para ficarem despertos para estas temáticas”, nomeadamente o consumo consciente e o estilo de vida ativo, contextualizou. O Continente, como marca de grande consumo, tem esta responsabilidade acrescida, de sensibilizar os consumidores para o facto de, especialmente nos produtos alimentares, existirem opções mais e menos saudáveis. “Muitas vezes são eles (as crianças) que levam estas mensagens aos pais” e acabam por influenciar as decisões de consumo da família. No FCC, “tivemos oportunidade para a EMC ter um espaço e ativar o programa”, contou, sempre com a mesma base das atividades dinamizadas em contexto escolar, a interatividade. 

Para melhor ativar os conteúdos nas escolas e de forma ainda mais lúdica, a EMC construiu um jogo de tabuleiro, de raíz, em parceria com a Science4you. “O jogo de tabuleiro da Escola Missão Continente, criado este ano, é uma ativo de comunicação muito forte”, explicou Paula Gomes. A ideia para o FCC foi fazê-lo em tamanho gigante: “dado o fit  com a área ‘À Roda da Alimentação’ do festival, este jogo ganhou escala e dimensão” e as crianças foram convidadas a aprender ao mesmo tempo que se divertiam.

Algumas das perguntas do jogo que abordam temas relacionados com a sustentabilidade ambiental.

O jogo existe fisicamente, como material de apoio no âmbito das atividades da EMC – para já, não é comercializado mas é possível que seja potenciado.  

  • 307 participantes
  • 80 vencedores

“Todas as perguntas têm como base os três pilares da EMC: alimentação saudável, estilo de vida ativo e consumo consciente, que toca imenso os temas da sustentabilidade, muito da reciclagem não só do plástico como dos outros materiais”

Paula Gomes

Os vencedores de cada jogo ganharam um “lanche saudável EMC”, composto por uma peça de fruta e uma garrafa de água, dentro de um saco de pano EMC.

Artigos recentes

Comentários

0 Comments

Faça um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Pin It on Pinterest