Imagens de urso aflito são alerta para a poluição

Urso nadava há 3 ou 4 dias com frasco de plástico entalado na cabeça.

Uma notícia cujo alcance vai para além da história em si: uma família norte-americana ajudou um urso aflito por ter um frasco de plástico entalado na cabeça e as imagens da operação circulam pelo mundo como alerta para a poluição plástica.

Foram as imagens de tartarugas e baleias com com os órgãos internos cheios de objetos de plástico, as de aves marinhas presas em malhas de lixo de plástico que, de alguma forma, ajudaram o mundo “acordar” para o problema do plástico?  O que é certo é que a partir da divulgação dessas imagens, os debates – e as medidas concretas – foram surgindo para que o uso do plástico seja feito com consciência e a gestão dos resíduos seja planeada.

Voltando à história do urso. Num domingo dedicado à pesca num lago do estado de Wisconsin, a família Hurt avistou um jovem urso aflito com um frasco de plástico enfiado na cabeça. Aproximaram-se uma primeira vez, para tentar puxar, mas só na segunda tentativa e com uma ajuda do próprio urso, o frasco se soltou. Regressados à costa, os ‘salvadores’ deste urso ficaram a saber que a angústia do animal já duraria há uns 3 ou 4 dias. As autoridades foram contactadas mas não tinham ainda conseguido localizá-lo.

Apesar de não terem planeado divulgar as imagens, decidiram partilhar a história com o mundo como alerta para o impacto que a poluição plástica continua a ter nos ecossistemas marinhos.

Never dreamt we would ever do this in our life time. Out on Marshmiller Lake yesterday with Brian Hurt and Brady Hurt when we spotted this poor bear. He made it to shore after all that.

Posted by Tricia Hurt on Sunday, June 28, 2020
DR Facebook Tricia Hurt