Inês Penas: Ter um ponto de recolha à porta das lojas onde as pessoas possam colocar o desperdício das embalagens de plástico/metal/vidro, o continente recicla/reutiliza essas embalagens, e consoante o peso ou consoante o nº de unidades colocadas, é emitido um cupão de desconto para utilizar no supermercado continente. EX: por cada unidade ou por cada X gramas de embalagens, recebe Y para descontar. Coloquei 10 unidades de embalagens, recebo um vale de 2€ – meramente um exemplo, o valor poderá ser outro.
Augusto Barros diz:
Olá, várias questões
1º antigamente, as pastas de dentes, hidratantes, produtos para barba era vendidos em bisnagas metálicas.
Esse tipo de embalagem deixou de ser usado no anos 70 por motivos de redução de custos e marketing ( o plástico permite uma utilização de cor mais apelativa)
2 os sabonetes, shampoo, cremes, podem ser comercializados em embalagens grandes, produtos q pode ser vendido desidratado – num saco reciclado e reciclável – onde basta juntar uma quantidade de água necessária – menos volume, menos custos, transporte mais fácil, logo muito mais barato para o consumidor e grande redução de desperdícios.
Detergentes – 1ª compra, disponível um dispensador durável, com controle de quantidade.
Seguintes compres pela venda de pequenos contentores moles, com o produto concentrado – basta juntar água.
Muitos outros pequenos truques para reduzir desperdícios são possíveis, porém, admito que poderão não ser apelativos para as empresas, ie, vender lava copos (20 ml de concentrado e junte água…) Poderá não ser, inicialmente, fácil de implementar, mas, a curto prazo, os resultados seriam obviamente muito vantajosos.