Dicas para criar decorações sustentáveis.
O Halloween veio para ficar. A tradição, importada do mundo anglo-saxónico, foi adaptada pelos europeus para que, em véspera do feriado dedicado a Todos os Santos católicos, a noite se vista de negro e se prolongue até à manhã seguinte. Por todo o país, há atividades para os mais novos e festas temáticas para os noctívagos. Também as escolas adotaram a ocasião para proporcionarem um dia diferente aos miúdos.
Em todos os eventos, a decoração passa por abóboras, morcegos, fantasmas e… muito plástico. Para que o Halloween não se transforme numa celebração verdadeiramente “negra”, partilhamos algumas dicas para organizar uma festa sem desperdícios e utilizando materiais reciclados na decoração.
Como? Comece por limpar as cápsulas retirando toda a borra de café que tiverem. Esmague-as com o pé para que fiquem achatadas e prontas a servir de base à decoração.
Passemos para as asas dos morcegos: desenhe as asas em cartolina preta (ou no tal cartão pintado), corte-as pela forma e cole-as na parte de trás da cápsula. O papel branco servirá para desenhar os olhos, boca e nariz do ‘morcego-cápsula’, mas é só uma sugestão que poderá adaptar conforme lhe apetecer (na foto, por ex., o nariz é vermelho). Aproveite revistas antigas para conseguir papel colorido. Para que possa pendurar os ´pequenos morcegos’, faça um pequeno furo junto ao contorno da cápsula onde deverá passar fio ou corda.
Ou simplesmente tire os rótulos das garrafinhas dos iogurtes líquidos e desenhe-lhe uma expressão ‘assustadora’. Os miúdos vão adorar.
Importante é que se divirtam em família sem prejudicar o Ambiente. Bom Halloween!