Exposição “Plástico: Reconstruir o Nosso Mundo” 

MAAT inaugura exposição dedicada aos mais de 150 anos de história do plástico.
MAAT exposição plástico

Partilhar

Foi inaugurada a 22 de março a exposição “Plástico: Reconstruir o Nosso Mundo” e ficará em exibição no MAAT (Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia), em Lisboa, até 28 de agosto. O universo do(s) plástico(s) e os mais de 150 anos de história. Um material versátil, útil, que está por todo o lado: essencial no dia-a-dia, perigoso se for, erradamente, descartado na natureza. 

“O material que molda a via quotidiana”

Na página do MAAT, a descrição da exposição aponta o plástico como “o material que molda a vida quotidiana”. Sobre os diferentes usos “e experiências enquanto produto e resíduo”, o plástico é “imprescindível e, contudo, supérfluo”, simultaneamente “vital e letal, sedutor, mas perigoso”. De uma forma quase poética, esta sinopse justifica a reflexão subjacente a esta exposição: é urgente compreender o material e o que aconteceu nos últimos anos para que, hoje, seja uma das principais causas da crise ambiental que vivemos. Inovação e poluição, um dilema. Como chegamos a este ponto?

MAAT exposição plástico
Exposição “Plástico: Reconstruir o Nosso Mundo”. DR MAAT

Um breve guia para visitar a exposição

A exposição “Plástico: Reconstruir o Nosso Mundo” está dividida em três secções. Para contextualizar, há um vídeo no início do percurso sobre “a relação geológica fundamental entre plástico e natureza”. Percorre-se depois a história do plástico, com destaque para o crescimento da indústria e consequente impacto na produção do plástico e “a crescente preocupação com o planeta” a partir de finais do século XX. Perante a atual crise ambiental, o percurso termina com um balanço dos esforços atuais para repensar o plástico e a sua reutilização para reduzir a produção.

“Ninguém vive sem plástico”

Numa entrevista ao Plástico Responsável, a professora Maria Elvira Callapez, investigadora da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), falou mesmo em “alarmismo e desinformação” sobre o plástico. Recordamos também o que partilhou sobre a história deste material

Sobre o problema atual da acumulação de plástico na natureza e das consequências desse tipo de poluição, Maria Elvira Callapez, não hesita em questionar: “vamos proibir os plásticos? É impossível, ninguém vive sem plástico. Tente banir os plásticos de uma ala de hospital. Morre gente, porque quase tudo o que se utiliza é de plástico.”

MAAT exposição plástico
Exposição “Plástico: Reconstruir o Nosso Mundo”. DR MAAT

Plástico: Reconstruir o nosso Mundo

Guia da exposição

Uma exposição do Vitra Design Museum, V&A Dundee e MAAT em colaboração com o V&A South Kensington

Para mais informações consulte www.maat.pt

Artigos recentes

Comentários

0 Comments

Faça um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest