Além das dicas que todos os verões são repetidas, que outras podemos adotar para sobreviver às temperaturas (cada vez mais) elevadas?
Beber muita água, evitar as horas de maior calor e usar protetor solar. Já todos conhecemos as dicas básicas para o verão.
No entanto, neste novo mundo das alterações climáticas, há que encontrar formas adicionais para suportar as temperaturas elevadas. Afinal, é provável que este seja o verão mais fresco do resto das nossas vidas e é certo que, no futuro, enfrentaremos ondas de calor cada vez mais intensas e frequentes. Como nos adaptarmos? Conheça algumas sugestões.
No trabalho ou em casa, muitas vezes o ar condicionado é a única forma que temos para suportar o calor, sem comprometer as tarefas diárias. No entanto, a exposição prolongada ao ar condicionado pode causar irritações nas vias respiratórias, já que este resseca o ar. Por isso é preciso ter cuidado redobrado. O uso de soro fisiológico nas narinas pode ser uma solução para quando sentir as vias respiratórias irritadas ou simplesmente quando a humidade relativa do ar estiver baixa.
Tenha também atenção às mudanças de temperatura. Para poupar energia e reduzir o contraste térmico, mantenha o ar condicionado nos 25ºC.
Quanto ao uso de ventoinha, apesar de não permitir arrefecimento do ambiente, é uma forma de manter a circulação do ar. No entanto, com temperaturas acima dos 35ºC, esta apenas fará mais calor.
Uma outra forma de manter as temperaturas amenas dentro de casa ou no escritório é rodear-se de plantas. Estas ajudam a baixar a temperatura do ambiente, mantendo a humidade no ar (ao contrário do ar condicionado). Além disso, ainda ajudam a bloquear a entrada de luz solar, se estiverem junto a janelas.
Feche portas, janelas, persianas e cortinados durante o dia e abra apenas quando a temperatura lá fora for mais baixa que a temperatura dentro de casa. Normalmente as horas mais frescas são durante a manhã e ao entardecer/noite. Aí, aproveite para arejar a casa.
É importante também garantir um bom isolamento térmico das janelas, para manter o ar fresco por mais tempo. Para isso, há várias soluções disponíveis. Pode optar por janelas de vidro duplo ou soluções mais simples, como colocar tiras adesivas ou materiais refletores, feitos, por exemplo, de alumínio. Pode também improvisar, com recurso a cartão e alumínio. Isto permitirá manter o ar fresco dentro de casa e não deixará entrar o ar quente.
Além de serem mais eficientes energeticamente, as lâmpadas LED não aquecem tanto a casa. É importante também manter as luzes apagadas e qualquer aparelho eletrónico desligado, sempre que não os utilizar, para que não aumentem a temperatura do espaço.
As cores mais escuras absorvem mais luz, quer estejamos a falar de roupa ou das paredes lá de casa. Ao passo que as cores claras acabam por absorver menos e refletir a luz solar. Por isso, da próxima vez que pensar em pintar as paredes de sua casa, lembre-se de optar por cores mais claras para um ambiente mais fresco.
Roupa, lençóis ou cortinados: quando comprar qualquer um deles, verifique o material e opte sempre por tecidos naturais, como o linho e o algodão. Estes são mais leves e permitem uma melhor circulação de ar. No que diz respeito às roupas, estes materiais ainda aquecem menos o corpo, levando a que transpire menos, sobretudo quando são de cores mais claras.
Um borrifador com água é a melhor forma de refrescar o ar instantaneamente. Pode até adicionar óleos essenciais à água e terá um ambientador natural sempre à mão.
Se é daquelas pessoas que tem dificuldade para dormir durante os meses de maior calor, considere mudar a posição da sua cama. Coloque-a o mais afastada possível da janela, já que esta é provavelmente a parte do quarto que mais calor recebe durante o dia e durante a noite notará isso mesmo. Além disso, considere investir numa cama com pés ou suspensa. Estes designs fazem com que circule mais ar debaixo da cama e permitem reduzir a acumulação de calor no espaço.
Outra dica passa por colocar os lençóis no frigorífico por algum tempo antes de se deitar neles. Vai ver que será bem mais fácil adormecer no verão.
Durante o verão, o nosso corpo está a tentar proteger-nos contra o sobreaquecimento. Para ajudá-lo, adapte a sua dieta, optando por comidas mais leves. Coma mais vezes por dia, em menores quantidades. Evite o café e as bebidas alcoólicas, devido ao seu efeito diurético. Contenha-se na ingestão de sódio.
Aproveita as frutas de verão para ingerir maior quantidade de água e tenha cuidado redobrado na conservação dos seus alimentos, ao levá-los para o trabalho ou outros lugares, pois o calor pode estragar mais rápido os produtos e causar problemas de saúde.
As temperaturas elevadas e a poluição do ar estão, muitas vezes, associadas.
Não deixe animais de estimação, crianças ou idosos à sua espera no carro estacionado, enquanto vai tratar de uma tarefa, por mais rápido que possa ser. Isto pode originar doenças relacionadas com o calor.
Durante uma onda de calor, deve contactar o SNS 24 (808242424) ou procurar assistência médica imediatamente sempre que identifique sinais de alerta como:
Tenha cuidado e mantenha-se hidratado!