Dúvidas sobre datas de validade dos alimentos? A APED ajuda
Vem aí uma nova campanha de sensibilização para entendermos melhor as datas de validade dos alimentos e evitar desperdício
São 59 as praias em Portugal consideradas “zero poluição” e há 12 concelhos que se destacam, por concentrarem o maior número destas praias.
Apurada pela associação ZERO, a lista das praias “zero poluição” identifica aquelas onde a água é considerada ‘excelente’ por não ter sido detetada qualquer contaminação microbiológica ao longo das três últimas épocas balneares.
Desta forma, esta acaba por ser uma avaliação mais rigorosa que a que define as praias com Bandeira Azul, que este ano superam as 400 em todo o país.
Este ano há mais 5 praias consideradas “zero poluição”, comparando com as 54 identificadas em 2023. No entanto, nem tudo são boas notícias: os concelhos de Albufeira, Óbidos, Torres Vedras e Vila Real de Santo António deixaram de estar representados nesta lista, devido a pelo menos uma análise das suas águas com resultados abaixo do ‘excelente’.
Pela positiva, entraram para a lista 9 municípios: Calheta, Lajes do Pico, Leiria, Machico, Pombal, Ponta Delgada, Povoação, Sabugal e Santa Cruz da Graciosa, com pelo menos uma praia.
Em destaque, com o maior número de praias representadas, estão os concelhos de São Roque do Pico e Vila do Bispo – ambos com quatro praias “zero poluição”. São elas:
Em segundo lugar, com três praias “zero poluição”, estão os concelhos de Alcobaça, Aljezur, Faro, Lajes do Pico (Açores), Odemira, Porto Santo, Sesimbra, Tavira, Vila do Porto (Santa Maria, Açores). Nomeadamente:
De referir ainda que, entre as 59 praias “zero poluição”, quase todas são costeiras, exceto duas praias localizadas no interior do país:
Em resumo: há 32 praias “zero poluição” no continente do país, distribuídas por 16 concelhos, 21 praias nos Açores, em 11 concelhos, e 6 praias na Madeira, em 4 concelhos. Confira a lista completa aqui.
Vem aí uma nova campanha de sensibilização para entendermos melhor as datas de validade dos alimentos e evitar desperdício
É a pergunta a que o projeto Cidade do Zero pretende responder, num evento gratuito que terá lugar nos próximos dias 14 e 15 de setembro, no Instituto Superior de Agronomia
Desde o momento em que decide acolher um animal, passando pela alimentação, até ao banhos.
O projeto “caçadores de nevoeiro” é um exemplo no que diz respeito ao combate à seca e restauração da biodiversidade, de forma natural
Embora em Portugal a água da torneira seja segura na maioria do território, há quem não goste de beber água da torneira, devido ao sabor ou medo de contaminação. Nesses casos, conheça alguns métodos