Descubra como participar no Dia Internacional da Limpeza Costeira

Dia 17 de setembro há ações de limpeza de lés a lés (e algumas prolongam-se por uns dias)
Dia Internacional da Limpeza Costeira

Partilhar

E ao terceiro sábado do mês de setembro, é dia de promover a proteção dos oceanos e a biodiversidade marinha, com ações de limpeza costeira a acontecerem por todo o mundo. Começou com uma limpeza local organizada pela ONG norte-americana Ocean Conservancy, em 1986, e hoje acontece em mais de 150 países. 

Em Portugal, é a Fundação Oceano Azul que lança o desafio e se encarrega de compilar todos os eventos, conforme as ações de limpeza vão sendo registadas no website – inclusive limpezas subaquáticas. Para os interessados, é uma boa base de dados das organizações que trabalham no âmbito da preservação costeira, para que possam juntar-se a estas e a outras ações depois de setembro. 

As iniciativas contam com o apoio da União Europeia. Se participar, registe e partilhe nas redes sociais com hashtag #EUBeachCleanup e com #SeatheChange (da campanha da Ocean Conservancy). 

Para participar numa ação de limpeza ou organizar uma, em qualquer altura do ano, lembre-se de seguir os seguintes passos:

DR Ocean Conservancy
  1. Escolha o local 

Identifique um local seguro para a limpeza e antecipe onde irá descartar o lixo recolhido. 

DR Ocean Conservancy

2. Reúna os materiais 

Luvas, sacos do lixo e garrafa de água reutilizável são os básicos.

DR Ocean Conservancy

3. Mãos à obra!

Durante a ação de limpeza, pode fotografar alguns itens para registo.

Há de tudo nos nossos oceanos. A competir com as mais de 250.000 espécies registadas no WoRMS (Registo Mundial de Espécies Marinhas) ou mesmo com as cerca de 700.000 estimadas, há um incalculável número de objetos de plástico que ameaçam ultrapassar (e prejudicar) as espécies marinhas. A mudança começa em terra, evitando utilizar plástico desnecessário e que o lixo vá parar aos oceanos. Limpar a costa também faz parte da missão de conseguirmos um planeta livre de plástico.

Fonte: Ocean Conservancy

Artigos recentes

Comentários

0 Comments

Faça um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Pin It on Pinterest