Ideias para “vasos” biodegradáveis.
Ideias para “vasos” biodegradáveis.
Em princípio, um jardim ou um quintal serão sempre espaços amigos do ambiente na medida em que o integram “vivamente”, com as árvores e plantas que o habitam. No entanto, se imaginarmos um qualquer destes espaços, em casa, há um outro elemento quase inevitável: o plástico.
Seja numa moradia ou num apartamento, aquele cantinho onde temos vasos e a que podemos chamar de jardim tem plástico por todo o lado. Cadeiras, mesas, regador, mangueira, guarda-sol… é difícil evitá-lo. De facto, pelas suas características, é um material de eleição para aguentar as intempéries. Ainda assim, e no espírito da reutilização, temos algumas sugestões para “vasos” biodegradáveis. Para quem gosta de experiências na jardinagem, são ideias bastante “férteis” para semear novas plantas – em vez de utilizar as bandejas tradicionais, como na foto abaixo, poderá juntar o útil ao agradável e aproveitar o que seria, à partida, lixo.
Aproveitar caixas de ovos
Se “partir” uma caixa de ovos em duas metades, pode usar o espaço de cada ovo para germinar sementes. Quando for altura de plantar a pequena planta, poderá cortar cada “compartimento” e colocá-lo diretamente na terra. O material, cartão, é biodegradável.
Casca de limão
Se precisar de sumo ou até da polpa de um limão, parta-o a meio, retire o interior com uma colher e aproveite a casca inteira como “vasinho” para colocar terra e sementes. Quando passar para um canteiro ou para um vaso, a casca, ao entrar em compostagem, irá ajudar a fertilizar a terra
Vasos originais com embalagens reutilizadas
Apesar de não ser novidade, relembramos que embalagens PET e latas, por exemplo, dão bons vasos para um canteiro. Original e natural, a casca do côco é outra sugestão para acolher outras espécies vegetais.
Conteúdo inspirado no artigo “Comece seu jardim do jeito ecológico com estas quatro ideias biodegradáveis” do Buzzfeed Brasil.