Aproveitar os descontos da Black Friday sem culpas? Movimentos Green Friday e Giving Tuesday podem ajudar
Iniciativas pretendem sensibilizar os consumidores para uma maior consciência ambiental na hora de aproveitar os descontos da “Black Friday”
Peter Thomson, enviado especial do secretário-geral da ONU, deu uma entrevista exclusiva ao 2050.Briefing.
Em entrevista ao 2050.Briefing*, Peter Thomson, enviado especial do secretário-geral da ONU, António Guterres, fez uma antevisão do que serão os principais temas a debater na Conferência dos Oceanos (UNOC), que acontece entre 27 de junho e 1 de julho em Lisboa.
“Urge travar o declínio da saúde dos oceanos”, alerta Peter Thomson. Para isso, é essencial a implementação de soluções e uma aposta coesa no desenvolvimento de uma Economia Azul Sustentável. No programa ambiental das Nações Unidas, os objetivos do desenvolvimento económico nesse sentido implicam que atividades marítimas e costeiras conciliem “a melhoria dos meios de subsistência e a inclusão social com o combate à crise climática, a proteção da biodiversidade e dos ecossistemas, o uso responsável dos recursos e o alcance da ambição de poluição zero”, entre outros.
Sobre o estado global da saúde dos oceanos, o enviado especial da ONU relembra que “a saúde dos oceanos é vital para todos nós”. E reforça: “vital no mais literal sentido da palavra – necessária para a vida”, já que 50% do oxigénio do planeta é produzido no oceano.
Peter Thomson aproveitou para nomear alguns dos principais sinais do declínio dos oceanos, como as taxas de destruição de habitats, a pesca excessiva e os níveis de poluição causados pelo lixo plástico.
Nesta conferência, os principais temas a abordar prendem-se com a “poluição marinha, as áreas marinhas protegidas, a economia azul sustentável, a implementação da ciência e da lei do oceano, a acidificação e o aquecimento do oceano, em simultâneo com uma gestão sustentável das pescas”, citando uma parte da entrevista ao 2050.Briefing.
Em termos de resultados, o representante da ONU diz esperar que, tal como a primeira UNOC que aconteceu em 2017 em Nova Iorque, este evento represente um “fator de mudança global”, que nos desperte a todos para “a necessidade de tomarmos medidas para parar o declínio da saúde dos oceanos”. É certo que desde 2017 se tem verificado um interesse crescente nestas questões. No entanto, é imprescindível que sejam implementadas soluções efetivas.
“Na conferência de Lisboa, lançaremos uma vasta gama de soluções baseadas na ciência, fortemente impulsionadas pela inovação e por parcerias. Participantes de todo o mundo foram convidados a trazer para a conferência o melhor das suas ideias, soluções e recursos”, partilhou Peter Thomson, confiante de que será este o caminho a seguir.
* O que é o 2050.Briefing?
“2050.Briefing é um projeto editorial multiplataforma focado em cinco eixos de comunicação: sustentabilidade, eficiência, inovação, mobilidade e pessoas.” Coordenado pela revista Briefing, com o apoio de algumas marcas, visa “aprofundar a reflexão sobre a mudança em curso na sociedade e na economia, cruzando perspetivas sobre os desafios que se colocam no presente e vão moldar o futuro próximo.”
As Nações Unidas, com o apoio dos Governos de Portugal e do Quénia, acolhem a Conferência dos Oceanos, em Lisboa, de 27 de junho a 1 de julho de 2022. A Conferência é um apelo à ação pelos oceanos – exortando os líderes mundiais e todos os decisores a aumentarem a ambição, a mobilizarem parcerias e aumentarem o investimento em abordagens científicas e inovadoras, bem como a empregar soluções baseadas na natureza para reverter o declínio na saúde dos oceanos. A Conferência dos Oceanos acontece num momento crítico, pois o mundo procura resolver muitos dos problemas profundamente enraizados nas nossas sociedades e evidenciados pela pandemia da covid-19. Para mobilizar a ação, a Conferência procurará impulsionar as muito necessárias soluções inovadoras baseadas na ciência, destinadas a iniciar um novo capítulo na ação global pelos oceanos.
Iniciativas pretendem sensibilizar os consumidores para uma maior consciência ambiental na hora de aproveitar os descontos da “Black Friday”
Conceito criado pelo arquiteto chinês Kongjian Yu está a ser adotado em várias cidades ao longo do globo
Desde o momento em que decide acolher um animal, passando pela alimentação, até ao banhos.
Recolha de embalagens de plástico de iogurte e similares estará disponível de 29 de abril a 30 de novembro em lojas Continente selecionadas. Com esta iniciativa, os agrupamentos escolares recebem donativos pela quantidade recolhida
O excesso de ruído é a segunda causa de morte por agentes poluentes na Europa e traz consequências para todos os tipos de vida no planeta
De carro, de transportes publico, a pé ou de bicicleta. Como estas formas de transporte para o trabalho afetam a sua saúde
É o “fruto do outono” e Portugal é um dos maiores produtores na Europa, com uma grande variedade de castanhas nacionais. E até as cascas têm um grande valor na nossa cultura