Compromisso Sonae MC para o uso responsável do plástico destaca-se mundialmente

Trabalho progressivo com resultados reconhecidos no último reporte da Fundação Ellen MacArthur. 
Reporte Fundação Ellen MacArthur

Partilhar

Trabalho progressivo com resultados reconhecidos no último reporte da Fundação Ellen MacArthur. 

O compromisso para o uso responsável do plástico, assumido pela Sonae MC (da qual o Continente faz parte), integra uma estratégia que tem sido cuidadosamente planeada e implementada por equipas multidisciplinares e com o apoio de parceiros externos de diversas áreas. A associação a um compromisso global neste âmbito, em 2019, reflete essa mesma preocupação. 

O New Plastics Economy Global Commitment, promovido pela Fundação Ellen MacArthur, junta grandes empresas como a Nestlé, a Coca-Cola e a Unilever, governos e universidades com a mesma visão de uma economia circular para o plástico. O objetivo é, no fundo, unir esforços e reduzir ao máximo o impacto negativo do plástico. No último relatório sobre os resultados globais da iniciativa, a Sonae MC destacou-se como 3º retalhista mundial com melhor desempenho no que respeita à melhoria das embalagens de marca própria: 73% já são 100% recicláveis e, pouco a pouco, aproxima-se das metas definidas no seu compromisso. Assegurar que até 2025 as embalagens de marca própria são recicláveis, reutilizáveis ou compostáveis é o objetivo principal. 

Promover uma economia circular para o plástico

Sobre o reconhecimento do trabalho que tem sido desenvolvido, Mariana Pereira da Silva, Diretora de Sustentabilidade da Sonae MC, relembra que “Este desempenho reflete o compromisso e foco da Sonae MC na promoção de uma economia circular para o plástico”. E é nesse sentido que “as equipas têm vindo a trabalhar de forma consistente e alargada com parceiros na procura e desenvolvimento de soluções que assegurem a reciclabilidade das embalagens de plástico, a eliminação do uso desnecessário de recursos e a incorporação de matéria-prima reciclada”, sempre que possível. Destaca ainda o trabalho de sensibilização que tem vindo a ser feito junto dos clientes, nomeadamente “através da iconografia da reciclagem que ilustra de forma simples os procedimentos que deverão ser adotados pelo consumidor”, por exemplo. Ainda sobre a importância de desenvolver soluções inovadoras para as embalagens, Mariana Pereira da Silva refere a importância de mobilizar a própria indústria para que, efetivamente, existam alternativas viáveis que melhorem os sistemas de triagem e de reciclagem.

A Sonae MC foi o primeiro retalhista português a associar-se ao New Plastics Economy Global Commitment e acaba de lançar uma iniciativa única a nível nacional: disponibilizar uma plataforma online na qual os clientes são convidados a partilhar ideias que possam melhorar as embalagens Continente. “Fora da Caixa” é um espaço exclusivo de partilha e debate sobre o tema, integrado no website Plástico Responsável Continente.

Artigos recentes

Comentários

0 Comments

Faça um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Pin It on Pinterest