Aproveitar os descontos da Black Friday sem culpas? Movimentos Green Friday e Giving Tuesday podem ajudar
Iniciativas pretendem sensibilizar os consumidores para uma maior consciência ambiental na hora de aproveitar os descontos da “Black Friday”
Até 26 de maio, é possível visitar gratuitamente a exposição itinerante Ocean Plastics Lab, em passagem por Lisboa.
Até 26 de maio, é possível visitar gratuitamente a exposição itinerante Ocean Plastics Lab, em passagem por Lisboa.
A investigadora alemã Julia Schnetzer é a coordenadora científica do projeto Ocean Plastics Lab, promovido pelo Ministério Federal da Educação e da Investigação Científica da Alemanha com o apoio da Comissão Europeia e de um consórcio de parceiros internacionais de diferentes áreas. A ideia da exposição itinerante, montada em contentores, é mostrar ao mundo, de uma forma simples, interativa e apelativa, alguns factos sobre os plásticos e o problema da sua acumulação nos oceanos.
[Best_Wordpress_Gallery id=”12″ gal_title=”The Ocean Plastics Lab Lisboa”]A exposição já passou por Berlim, Turim, Paris, Bruxelas e Washington DC e estará em exibição em frente ao Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, até 26 de maio. Falamos com a responsável do projeto sobre a iniciativa:
Resulta melhor esta forma interativa de partilhar informações importantes sobre o que está a acontecer com o planeta e sobre o que podemos efectivamente a fazer para mudar?
Queremos explicar a dimensão do problema da poluição plástica às pessoas, mas não focando apenas no problema em si. Queremos mostrar que há esperança e que juntos podemos fazer algo, mostrando também o que está a ser feito para parar a poluição plástica nos nossos oceanos.
Esta exposição é especial porque fazemos isso de uma perspetiva científica, o que significa que todas as nossas exposições são provenientes de cientistas ou de projetos científicos e também explicamos aos visitantes como realmente sabemos o que sabemos e onde ainda existem lacunas no nosso conhecimento. Queremos mostrar que a ciência tem um papel importante na nossa sociedade. A exposição em si não é exemplo de ciência cidadã, mas introduz alguns projetos nesse âmbito.
A ideia de uma exposição itinerante é como uma mensagem metafórica, para pôr o mundo a pensar em conjunto?
Sim, é verdade, na exposição pode ver-se que cientistas em todo o mundo estão a estudar o problema e estão a tentar encontrar soluções. O Oceano cobre 71% do nosso planeta e não há reservas, é um problema global e temos que trabalhar juntos para acabar com a poluição. Felizmente, 186 países das Nações Unidas assinaram um plano para reduzir o lixo de plástico – e é exatamente disso que precisamos, trabalhar juntos a partir de uma base global.”
Para mais informações sobre a exposição em Lisboa e sobre o projeto The Ocean Plastics Lab, explore o site https://oceanplasticslab.net/pt-pt/
Iniciativas pretendem sensibilizar os consumidores para uma maior consciência ambiental na hora de aproveitar os descontos da “Black Friday”
Conceito criado pelo arquiteto chinês Kongjian Yu está a ser adotado em várias cidades ao longo do globo
Desde o momento em que decide acolher um animal, passando pela alimentação, até ao banhos.
Recolha de embalagens de plástico de iogurte e similares estará disponível de 29 de abril a 30 de novembro em lojas Continente selecionadas. Com esta iniciativa, os agrupamentos escolares recebem donativos pela quantidade recolhida
O excesso de ruído é a segunda causa de morte por agentes poluentes na Europa e traz consequências para todos os tipos de vida no planeta
De carro, de transportes publico, a pé ou de bicicleta. Como estas formas de transporte para o trabalho afetam a sua saúde
É o “fruto do outono” e Portugal é um dos maiores produtores na Europa, com uma grande variedade de castanhas nacionais. E até as cascas têm um grande valor na nossa cultura