Bordalo II: a Arte como mensagem para a sustentabilidade

Conheça o artista plástico português que utiliza o lixo como matéria-prima para a criação das suas instalações artísticas.
Bordalo ii

Partilhar

Artur Bordalo, ou Bordalo II, transforma lixo em Arte. As suas instalações icónicas, que geralmente representam animais em vias de extinção, servem como metáfora para o que está a acontecer no mundo. O lixo que destrói ecossistemas, a fauna que desaparece. Os nossos resíduos, lixo de uma sociedade consumista, são a matéria-prima do artista. Com obras espalhadas por todo o mundo, Bordallo II não tem dificuldade em encontrar material para as suas instalações, tal é a quantidade de plástico, metal e lixo tecnológico que encontra espalhado em aterros, sucatas e na rua.

Acordo de Paris” é a mais recente exposição do artista português, inaugurada no final de janeiro na capital francesa. O Acordo de Paris marcou, de forma quase histórica, a definição de medidas para combater as Alterações Climáticas mas a discussão não é recente. Este é um alerta de que é necessário agir urgentemente para travar problemas como o aumento da temperatura média global e o degelo.

Nesta exposição, Bordalo usou apenas plástico encontrado no lixo e na rua. Sobre a mensagem global que pretende transmitir com a sua obra, o artista apela à reflexão sobre o consumo responsável e não deixa de referir a responsabilidade das grandes marcas na produção sustentável.

Artigos recentes

Comentários

0 Comments

Pin It on Pinterest