Sugestões para celebrar o Dia da Criança ou para programas em família, sempre que tiverem oportunidade.
Ao ar livre ou mesmo em casa, aprender através do brincar é sempre uma boa ideia. Para celebrar o Dia Mundial da Criança, a 1 de junho, ou para um programa diferente em família, ficam algumas sugestões de atividades sustentáveis e pedagógicas para fazer com os miúdos enquanto contactam com a natureza e aprendem mais sobre Ambiente.
De norte a sul
Na zona norte, a sugestão para um plano ao ar livre é descobrir o antigo aterro que, hoje, é um espaço verde com um trilho ecológico, parque radical, circuito de arborismo, campo de minigolfe e muitas outras atividades. O Parque Aventura Lipor está aberto entre maio e outubro, das 10h às 20h, aos fins-de-semana. O acesso é gratuito mas é pedida a contribuição de todos com resíduos de embalagens para reciclagem. Fica na zona de Gondomar, no Grande Porto.
Mais para a zona centro, a aldeia de Drave, descrita frequentemente como um destino “mágico”, fica em pleno geopark de Arouca e é um bom destino para “desligar” de tudo e estar em contacto com a natureza. Apesar do trilho de quatro quilómetros até lá chegar, é adequado para fazer em família (melhor para quem tem miúdos a partir dos 6 anos, considerando que o caminho de acesso tem um acentuado declive).
O Badoca Safari Park, entre Santiago do Cacém e Sines, não é longe para quem estiver em Lisboa, em Évora ou no Algarve. É um passeio diferente para conhecer algumas espécies selvagens em programas de conservação. Um safari em pleno Alentejo.
Aproveite para planear um piquenique. Podem olhar para o que há em casa e pensar numa ementa também ela sustentável: bananas mais maduras podem ser usadas para fazer um bolo ou panquecas, por exemplo.
Especialmente para quem vive nas cidades, as hortas urbanas são projetos a explorar. Procure a mais próxima, visite e considere um projeto em família. Recomendamos este guia completo publicado na Pumpkin para esclarecer todas as dúvidas e criar a vossa própria horta familiar.
Sabia que durante os fins-de-semana muitos museus dinamizam atividades específicas para os mais pequenos? Em Serralves, no Porto, as Oficinas de Famílias fazem parte da agenda. Em Lisboa, vale a pena espreitar a programação do MAAT, que junta “arte, ciências e diversão”. Consulte neste artigo do Estrelas & Ouriços um resumo das oficinas habituais.
Podem explorar a criatividade reutilizando embalagens de plástico ou espreitar o portal da Missão Geração Saudável. Sabia que faz parte da Missão Continente sensibilizar os futuros consumidores? Na página dedicada a partilhar informação com professores, famílias e crianças, há uma série de dicas para adotar hábitos mais saudáveis e felizes. É possível ouvir contos, testar conhecimentos e jogos, como fazer um “quantos-queres” com ideias para ajudar o planeta.
Atividades sustentáveis e pedagógicas para fazer com os miúdos é uma descrição ‘em aberto’: olhem à volta, estimule a curiosidade. E, acima de tudo, divirtam-se!
Desafio
Em Portugal, o Dia Mundial da Criança é celebrado a 1 de junho e foi assinalado pela primeira vez em 1950, por iniciativa das Nações Unidas, ainda num clima de pós-Segunda Guerra Mundial. Foi reconhecido pelos estados-membros o direito de todas as crianças, independentemente da raça, religião ou país de origem, serem amadas e compreendidas e terem acesso a educação, saúde, alimentação e proteção contra todas as formas de exploração. No entanto, hoje a ONU assinala o Dia Mundial da Criança a 20 de novembro, uma vez que foi nesse dia, em 1959, que foi oficialmente proclamada a Declaração dos Direitos da Criança.