“O design biofílico faz com que as pessoas adotem comportamentos mais sustentáveis”
Falamos com Daniela Rodriguez, fundadora da Forest Homes, para perceber o que é a biofilia e que benefícios traz para o nosso ambiente
Lidl pioneiro nas garrafas de marca própria com PET 100% reciclado.
O Lidl foi o primeiro supermercado em Portugal a lançar garrafas de água de marca própria feitas totalmente com PET reciclado. Para já, estará disponível a embalagem de um litro. Tal como o Continente assumiu o compromisso de antecipar as medidas europeias no que respeita à eliminação, substituição e redução do plástico desnecessário, também a cadeia alemã tem adotado medidas nesse sentido.
Segundo definido pela União Europeia, até 2025 todos os fabricantes de garrafas PET devem incorporar pelo menos 25% de material reciclado e a partir de 2030, aumentar a percentagem para 30%.
rPET é, basicamente, polietileno reciclado, o tipo mais comum de plástico – encontrado em muitos objetos que usamos no dia-a-dia. Grande parte dos descartáveis, como é o caso das garrafas de água, são feitos com PET. É altamente reciclável e, se devidamente separado dos restantes resíduos pode dar nova vida a outros objetos.
Apesar da pressão dos consumidores, da vontade de antecipar as metas europeias e de alguns produtores já conseguirem, com sucesso, incorporar rPET em embalagens alimentares, é expectável também um maior cuidado na escolha dos materiais. Por essa razão, é possível que a incorporação de rPET por parte dos retalhistas nacionais seja feita de forma ponderada e gradual.
Falamos com Daniela Rodriguez, fundadora da Forest Homes, para perceber o que é a biofilia e que benefícios traz para o nosso ambiente
Da árvore de Natal aos plásticos para cobrir comida. Será que todos os plásticos podem ser reciclados?
Conceito criado pelo arquiteto chinês Kongjian Yu está a ser adotado em várias cidades ao longo do globo
A produção de muitos dos bens que utilizamos no dia a dia requer muita água, um recurso vital que é muito limitado em certas partes do mundo
As mais de 100 nações envolvidas não chegaram a consenso e voltaram a adiar um acordo
Maior transparência por parte das marcas; busca por conteúdo educativo e de consumo ‘rápido’; equilíbrio entre vida pessoal e profissional e reconexão com o mundo real
A dessalinizadora vai permitir retirar o sal a 16 milhões de metros cúbicos de água do mar por ano, cobrindo “20% do consumo urbano do Algarve”