Aprovada resolução para o plástico na 5ª Assembleia da ONU para o Ambiente

Tratado final deverá ficar terminado até 2024. 

resolução para o plástico na 5ª Assembleia da ONU para o Ambiente

Com o principal propósito definir um tratado global que ajude a solucionar o problema da poluição por plástico, os estados-membros das Nações Unidas, reunidos na Assembleia para o Meio Ambiente (UNEA 5.2) em Nairobi, no Quénia, aprovaram finalmente os termos para o fazer. 

Tratado final deverá ficar terminado até 2024

Para já, foi definido um comité intergovernamental que deverá redigir o tratado, de forma a estar tudo pronto até 2024. Apesar de ainda não serem conhecidas medidas concretas, é sabido que as preocupações se prendem com o excesso de plástico utilizado em embalagens e com o impacto do plástico e dos microplásticos nos ecossistemas. Também para a indústria do plástico deverão ser definidas novas regras, de forma a limitar a produção desnecessária. 

Em declarações à imprensa, o ministro norueguês do ambiente afirmou que “tendo em conta o clima geopolítico caótico, a assembleia das Nações Unidas para o meio ambiente reflete a cooperação multilateral no seu melhor”. Para a diretora-geral do programa das Nações Unidas para o Ambiente, Inger Andersen, este é o “mais importante acordo internacional e multilateral sobre o ambiente desde Paris”.

Artigos recentes

Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    Todos os meses, mais informação, menos plástico: subscreva a nossa newsletter
    Por favor, desative o adblock para poder subscrever à newsletter.
    © Copyright 2024 Modelo Continente Hipermercados, S.A. Todos os direitos reservados.