Aproveitar os descontos da Black Friday sem culpas? Movimentos Green Friday e Giving Tuesday podem ajudar
Iniciativas pretendem sensibilizar os consumidores para uma maior consciência ambiental na hora de aproveitar os descontos da “Black Friday”
Conheça a inspiradora história de Ellen MacArthur, a velejadora britânica que tem lutado por um planeta mais sustentável.
Ellen MacArthur dá nome a uma das mais relevantes entidades mundiais para a promoção da Economia Circular mas a viagem da velejadora britânica por um planeta mais sustentável começou bem cedo, com o sonho de circum-navegar o globo.
Meses em alto mar, sozinha. O sonho de miúda de Ellen MacArthur era esse, circum-navegar o globo numa expedição solitária. Ela e o oceano, ela e o céu, ela e o mundo. Cumpriu-o pela primeira vez em 2001, com apenas 24 anos, numa viagem que durou 94 dias. Foi na Vendée Globe, a única regata de vela à volta do mundo feita solitariamente, sem parar e sem qualquer assistência. Ellen MacArthur foi a segunda a chegar, marcando assim a sua carreira como velejadora.
A paixão pela vela começou muito cedo, aos quatro anos, quando ia para o mar com a tia. Os livros sobre vela e a vontade de aprender a velejar fizeram-na começar a planear a concretização do sonho: de um barquinho estacionado no jardim a um barco a sério, Ellen MacArthur começou a dar cartas como velejadora. Aos 19 anos deu a volta à Grã-Bretanha, aos 21 a Rainha Isabel II nomeou-a Dama da Corte, foi considerada jovem promessa da vela em França, onde residia, e o presidente francês à altura, Nicolas Sarcozy, condecorou-a com a Legião de Honra. Para a velejadora, depois da Vendée Globe, o próximo desafio era voltar a circum-navegar o globo sozinha… e em menos dias. Conseguiu bater o recorde mundial em 2004 com uma viagem de 72 dias.
Dias, semanas, meses. Sozinha. Com recursos finitos, o pensamento sobre a gestão dos mesmos transformou-se facilmente numa reflexão profunda sobre os escassos recursos do planeta. A partir daí, a circum-navegação de Ellen MacArthur transformou-se numa missão, no mar e na terra: se os recursos são escassos, vamos trabalhar em conjunto por um mundo mais sustentável? Desde 2010 que a Fundação Ellen MacArthur promove a Economia Circular através de acções de sensibilização e de acção efectiva, com o apoio de parceiros governamentais, industriais e académicos. Re-pensar o processo económico é poupar o planeta e, metaforicamente, prolongar a viagem dos recursos. E a nossa.
“A Fundação tornou-se uma das líderes globais de pensamento, inserindo a economia circular na agenda de tomadores de decisão em empresas, governos e na academia. Tem como objetivo inspirar uma geração a repensar, redesenhar e construir um futuro positivo através da estrutura de uma economia circular.”
Iniciativas pretendem sensibilizar os consumidores para uma maior consciência ambiental na hora de aproveitar os descontos da “Black Friday”
Conceito criado pelo arquiteto chinês Kongjian Yu está a ser adotado em várias cidades ao longo do globo
Desde o momento em que decide acolher um animal, passando pela alimentação, até ao banhos.
Recolha de embalagens de plástico de iogurte e similares estará disponível de 29 de abril a 30 de novembro em lojas Continente selecionadas. Com esta iniciativa, os agrupamentos escolares recebem donativos pela quantidade recolhida
O excesso de ruído é a segunda causa de morte por agentes poluentes na Europa e traz consequências para todos os tipos de vida no planeta
De carro, de transportes publico, a pé ou de bicicleta. Como estas formas de transporte para o trabalho afetam a sua saúde
É o “fruto do outono” e Portugal é um dos maiores produtores na Europa, com uma grande variedade de castanhas nacionais. E até as cascas têm um grande valor na nossa cultura