Subscreva a nossa newsletter

Fazer um uso mais responsável do plástico é uma missão de todos nós.

Embarque connosco nesta jornada por uma vida mais sustentável.

 

Subscreva a nossa newsletter

The Ocean CleanUp: será mesmo possível retirar o plástico dos oceanos?

Quatro toneladas de plástico retiradas do Pacífico de uma só vez é o novo recorde do The Ocean CleanUp. O objetivo do projeto de Boyan Slat é retirar 90% do lixo de plástico dos oceanos até 2040.

System 002 The Ocean CleanUp
DR The Ocean CleanUp

A 8 de outubro, o The OceanCleanUp, projeto criado por Boyan Slat, terminou mais um teste na sua missão de limpar os oceanos. Conseguiu um novo recorde: quatro toneladas de lixo de plástico foram retiradas de uma só vez da chamada Grande Mancha de Lixo do Pacífico. Para a organização, é uma prova de que o sistema que desenvolveu é uma solução viável.

Como funciona o sistema do Ocean CleanUp?

Em 2013, com apenas 19 anos, Boyan Slat criou um sistema capaz de “travar” o lixo de plástico que flua nos oceanos. O primeiro protótipo baseou-se num sistema constituído por um conjunto de tubos em forma de “U” que funcionava como barreira para os resíduos. Ao concentrá-los é, obviamente, mais fácil recolhê-los. 

O System 001, primeiro dos modelos utilizados pelo Ocean CleanUp, só foi para a água em 2018, depois de uma campanha de crowdfunding para o operacionalizar. Em 2019, depois de aperfeiçoado, o System 002 começou a ser testado em vários pontos. Depois de nove extrações de teste, foram retirados cerca de 29.000 quilos de plástico do oceano.

29.000 quilos de lixo de plástico retirados do oceano em menos de 3 anos

The Ocean CleanUp

“A limpeza é possível”

Nas palavras de Boyan Slat no comunicado divulgado no final do período de teste, “embora sejam apenas a ponta do icebergue, esses quilos são os mais importantes que recolheremos, porque são a prova de que a limpeza é possível.” Admite que ainda há “muitas coisas para resolver”, mas que é certo que “com uma pequena frota destes sistemas” é possível limpar a Grande Macha de Lixo do Pacífico. Neste momento, a equipa do Ocean CleanUp está a trabalhar no System 003, com implementação para breve em vários pontos estratégicos do Pacífico.