Subscreva a nossa newsletter

Fazer um uso mais responsável do plástico é uma missão de todos nós.

Embarque connosco nesta jornada por uma vida mais sustentável.

 

Subscreva a nossa newsletter

Plogging – últimas datas da Corrida Limpa Praias Lipor

A caminhar ou a correr, a Corrida Limpa Praias é uma iniciativa da Lipor e dos municípios associados desafia os participantes a recolherem o máximo de resíduos que conseguiremem modo plogging.

Corrida Limpa Praias Lipor
Corrida Limpa Praias Lipor

Sabe o que é o Plogging? A palavra é uma fusão entre jogging e “plocka upp” (“apanhar” em sueco) e dá nome a uma atividade que é boa para a saúde e para o ambiente: enquanto caminha (ou corre), vai recolhendo o lixo que encontra. Numa iniciativa conjunta da Lipor com os municípios parceiros, os participantes na Corrida Praias Limpas são desafiados a “recolher o máximo de resíduos existentes no areal”, conforme descrito no website da Lipor. E o plástico, como seria de esperar, está por todo o lado. 

Vídeo P3 “Como exercício físico, João apanha lixo todos os dias — eis o plogging” de agosto de 2018

Alerta Vila do Conde e Póvoa de Varzim

Foram planeadas oito ações, quatro das quais decorreram no fim-de-semana de 16 e 17 de outubro. Para os dias 23 e 24, ainda há vagas para Vila do Conde e Póvoa de Varzim, com inscrições gratuitas, individuais ou em grupo, mas limitadas a 100 pessoas. Uma das ações previstas para a Póvoa de Varzim já esgotou tal como as que decorreram nas praias do Homem do Leme, no Porto, e na Praia de Matosinhos. 

Citando as informações disponibilizadas pela organização, esta atividade pretende “conjugar a atividade física com a proteção dos ecossistemas marinhos e costeiros” ao mesmo tempo que serve para “alertar para os problemas atuais relacionados com a poluição dos rios, mares e oceano”. A Corrida Limpa Praias é uma das iniciativas integradas no projeto “Há rio e mar, há lixo para transformar” e procura também “contribuir para a adoção de comportamentos ambientalmente sustentáveis” e prevenir o descarte inadequado dos resíduos.

As inscrições estão disponíveis neste link

Artigos relacionados: