Subscreva a nossa newsletter

Fazer um uso mais responsável do plástico é uma missão de todos nós.

Embarque connosco nesta jornada por uma vida mais sustentável.

 

Subscreva a nossa newsletter

Continente participa no projeto europeu InterConnect

INESC lidera iniciativa pela eficiência energética. Doze lojas Continente, de norte a sul do país, irão participar no InterConnect.

Lojas Continente no projeto InterConnect.
São 12 as lojas Continente, de norte a sul do país, que irão participar InterConnect.

O Continente, parceiro do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC) no projeto europeu de modernização elétrica InterConnect, vai testar em 12 das suas lojas soluções inovadoras que garantam uma melhor experiência de compra aos clientes. 

São diversos os dispositivos e tecnologias utilizadas nas lojas que implicam uma gestão eficiente de energia. Desde a climatização à iluminação e equipamentos de refrigeração, há desafios constantes a superar e melhorias que podem ser implementadas. Neste projeto-piloto, será testado um sistema integrado de gestão de energia (iEMS) que irá “interagir com o sistema de gestão de edifícios” e harmonizar, assim, “a gestão de energia de todo o ecossistema”, conforme explicado pelo Continente em comunicado. 

InterConnect, “o maior projeto europeu liderado por uma entidade portuguesa”

Em 2019, quando arrancou, o InterConnect foi anunciado como “o maior projeto europeu liderado por uma entidade portuguesa”, com um valor total de investimento de 36 milhões de euros para digitalizar o sistema elétrico. Explicado pelo INESC no website da instituição, com este projeto estão a ser desenvolvidas soluções “baseadas em arquiteturas para a internet das coisas” que, através de diversas plataformas digitais, “garanta a interoperabilidade entre equipamentos e sistemas, ao mesmo tempo que assegura a privacidade e a cibersegurança dos dados dos diferentes utilizadores”. 

O objetivo principal, conseguir eficiência dos consumos energéticos, permitirá uma operação mais amiga do ambiente, logo, uma melhor experiência para clientes e colaboradores.

O projeto-piloto arrancou a 11 de outubro e terminará dentro de 24 meses.

Lojas Continente que acolhem o InterConnect 

Continente Bom Dia – Alcochete
Continente Bom Dia – Guarda
Continente Bom Dia – Oficinas São José
Continente Bom Dia – Sto. André
Continente – Évora
Continente – Loulé
Continente – Matosinhos
Continente – Santarém
Continente Modelo – Bragança
Continente Modelo – Figueira da foz
Continente Modelo – Ponte de lima
Continente Modelo – Portalegre