Subscreva a nossa newsletter

Fazer um uso mais responsável do plástico é uma missão de todos nós.

Embarque connosco nesta jornada por uma vida mais sustentável.

 

Subscreva a nossa newsletter

1 de outubro, dia para reflectir sobre o Desperdício Alimentar

Movimento Unidos Contra o Desperdício assinala primeiro aniversário.

Movimento Unidos Contra o Desperdíco

A 1 de outubro, conforme decretado pela ONU, assinala-se o Dia Internacional para a Consciencialização sobre Perdas e Desperdício Alimentar. E nesse dia completa um ano o movimento nacional Unidos Contra o Desperdício, criado com o propósito de “combater ativamente e positivamente o desperdício alimentar”, segundo se pode ler no seu manifesto.

Para assinalar a data, mais de 200 empresas e entidades apelam aos portugueses para se unirem contra o desperdício alimentar, com uma campanha de sensibilização e um evento, no Banco Alimentar Contra a Fome, que reforçam o debate em torno do desperdício alimentar.

Iniciativa Continente: 40 mil Caixas Zer0% Desperdício ‘salvas’

Só desde o início do ano, o Continente já vendeu mais de 40 mil Caixas Zer0% Desperdício. Este “cabaz especial” foi pensado, precisamente, para combater o desperdício alimentar. É constituído por 5 quilos de frutas e legumes que, apesar de estarem próximas do fim do seu valor comercial, ainda estão em perfeitas condições para consumo. Pode encontrar-se um pouco de tudo, dependendo do dia.

David Monteiro, Diretor da Unidade de Negócio de Frutas & Legumes, partilhou que desde novembro de 2019, quando iniciaram o projeto-piloto, os clientes Continente  jásalvaram centenas de milhares de quilos de frutas e legumes. Esta iniciativa “permite evitar toneladas de desperdício alimentar, ao mesmo tempo que oferecemos produtos que preservam excelentes condições de consumo, por um preço mais simpático para o consumidor”, explicou. 

“O Desperdício Alimentar é um problema para o qual o Continente, enquanto retalhista, tem um papel fundamental, contribuindo para dar o exemplo, incentivando consumidores, colaboradores e fornecedores para que tenham um papel ativo neste trabalho que é responsabilidade de todos”, completou David Monteiro, no comunicado da marca a propósito do Dia Internacional de Conscientização sobre a Perda e o Desperdício de Alimentos.