Subscreva a nossa newsletter

Fazer um uso mais responsável do plástico é uma missão de todos nós.

Embarque connosco nesta jornada por uma vida mais sustentável.

 

Subscreva a nossa newsletter

Chegou o BeBot, um robot aspirador para limpar as praias

Pontas de cigarro e pequenas partículas de plástico são rapidamente recolhidas.

Elétrico, eficaz e silencioso: o BeBot é a mais recente solução para limpar os resíduos plásticos das praias. É um robot aspirador pensado para apanhar os resíduos na areia até cerca de 10 centímetros de profundidade. 

O que o BeBot faz é peneirar porções de areia e reter todos os detritos cujo tamanho não ultrapasse um centímetro. Esta inovação poderá dar um novo fôlego às ações de limpeza nas praias, já que não é fácil apanhar partículas tão pequenas à mão – e demora o seu tempo. Para já, a bateria desta primeira versão do robot aspirador tem autonomia para cerca de 3000 m2 por hora, dependendo do tipo de terreno que está a limpar. A bateria é carregada através da energia solar e o BeBot pode ainda ser controlado remotamente até uma distância de 300 metros. 

4Ocean – Pelo oceano

A inovação é resultado de uma parceria entre a 4Ocean, responsável pela ideia e desenvolvimento do equipamento, e a Poralu Marine, que o construiu. Quando, em 2015, Alex Schulze e Andrew Cooper partiram da Flórida, nos EUA, para surfar em Bali na Indonésia, não contavam deparar-se com tanto plástico espalhado pelas praias paradisíacas. Depois de se aperceberem do impacto que o lixo plástico tem não só na vida marinha mas também nas comunidades locais que dependem do oceano para sobreviver, decidiram que era o momento para fazer algo. Criaram a 4Ocean, empresa dedicada à limpeza costeira que recupera os materiais recolhidos para lhes dar novas utilidades. Presentes na Flórida e em Bali, têm também equipas no Haiti e na Guatemala.

Com o BeBot, conseguem que as ações de limpeza sejam mais rápidas e eficientes. Neste momento há 30 robot destes, mas é expectável que surjam outros parceiros e que o BeBot se torne um importante aliado nas limpezas costeiras de todo o mundo.