Subscreva a nossa newsletter

Fazer um uso mais responsável do plástico é uma missão de todos nós.

Embarque connosco nesta jornada por uma vida mais sustentável.

 

Subscreva a nossa newsletter

“Traga vazia, leve cheia. Reutilize a sua embalagem”

Já pode trazer os produtos da charcutaria e do take away do Continente nas suas próprias caixas.

Quando vai à charcutaria do supermercado, os produtos são embalados em “embrulhos” de plástico por questões de higiene e segurança alimentar. No entanto, quando chega a casa, o que faz a essas embalagens? No take away, a mesma questão: o que faz às embalagens de comida? Guarda ou deita fora? Este tipo de embalagem descartável representa cerca de 210 toneladas anuais de plástico desnecessário, segundo dados partilhados pelo Continente e referentes apenas às lojas da marca. O equivalente a cerca de 50 elefantes pode ser poupado se todos aderirem à mais recente medida sustentável do Continente: a partir de agora, é possível trazer caixas de casa para levar os produtos da charcutaria e do take away.

Desde que as caixas estejam limpas e secas, com tampa, os colaboradores das secções de charcutaria e take away das lojas Continente pesam os produtos dentro da caixa e subtraem a sua tara. Não são aceites caixas de vidro por questões de segurança – podem rachar ou partir. Esta solução permite “saltar” a etapa de chegar a casa, retirar os produtos das embalagens descartáveis (que quase de imediato têm esse fim: são descartadas) e passá-los para caixas herméticas.

Reutilizar, reutilizar, reutilizar

O Continente antecipa, assim, a obrigatoriedade de permitir a utilização de caixas trazidas de casa para acondicionar este tipo de produtos, norma europeia que entrará em vigor a partir de 1 de janeiro de 2022. De acordo com o Decreto-Lei publicado em dezembro de 2020, todos os estabelecimentos comerciais serão obrigados a aceitar os recipientes trazidos pelos clientes e cobrar pelas embalagens descartáveis. Esta e outras medidas visam “promover e dar especial ênfase às abordagens circulares que dão prioridade aos produtos reutilizáveis e aos sistemas de reutilização sustentáveis” em vez dos produtos de utilização única, tal como descrito no referido documento.

Durante todo o mês de junho, os clientes que trouxerem as suas caixas de casa terão um desconto imediato de 10% mediante a apresentação do cartão Continente. Estarão disponíveis para venda três modelos de caixas herméticas com capacidade para 0,5, 1 ou 1,85 litros.

A inovadora medida já estava a ser testada desde o final de 2020 nas lojas Continente Modelo de Vila do Conde e nas lojas Continente do Vasco da Gama, em Lisboa, e do Gaiashopping, em Vila Nova de Gaia. Desde o início de junho, já pode utilizar as suas próprias caixas em qualquer loja Continente, Modelo Continente e Continente Bom Dia do país.

Take away pode ser embalado nas caixas que trouxer de casa.