Subscreva a nossa newsletter

Fazer um uso mais responsável do plástico é uma missão de todos nós.

Embarque connosco nesta jornada por uma vida mais sustentável.

 

Subscreva a nossa newsletter

Goodbag, um saco efectivamente bom para o ambiente

E se, de cada vez que reutilizasse o saco, recolhessem plástico do oceano?

Por todo o mundo, a 5 de junho celebra-se o Ambiente, relembrando a importância de preservar o planeta. Simbolicamente, é neste dia que os sacos goodbag chegam às lojas Continente: são sacos de compras reutilizáveis, mas com a particularidade de, a cada vez que os levar às compras, ser recolhido um saco de plástico do oceano. E por cada Goodbag comprado é plantada uma árvore. Confuso? Vamos explicar.

A goodbag é uma start up austríaca, responsável pelo desenvolvimento destes sacos de algodão orgânico cada um com um microchip incorporado, garante que cada vez que os sacos são reutilizados há uma consequência positiva para o ambiente. Aquando da compra, é plantada uma árvore e por cada reutilização, registada através de uma aplicação para o telemóvel ou na caixa do supermercado, é recolhido plástico do oceano.

Na prática e segundo explicado pelo Continente em comunicado:

Após a compra de cada goodbag, o cliente deve aceder à app gratuita com o mesmo nome, ativar o QR code da etiqueta e “resgatar” a primeira “recompensa” por estar a utilizar o saco: uma árvore será plantada. Por cada vez que levar o goodbag às compras (a uma loja aderente), basta abrir a app, passar o telemóvel pelo microchip incorporado no saco e garantir assim que mais um saco de plástico é recolhido do oceano. Através do telemóvel, poderá também consultar um mapa com as lojas aderentes e ver os registos de reutilizações do goodbag. Para os clientes cujos smartphones não leem o microchip ou que simplesmente não querem descarregar a app, basta pedir ao operador de caixa para passar o saco e registar a reutilização.

Para garantir que as árvores são plantadas e é feita a limpeza dos oceanos, goodbag associou-se a duas ONG, a Weforest e a One Earth One Ocean. Até ao momento, segundo números oficiais, o projeto já contribuiu para a plantação de 34 mil árvores e recolheu mais de 64 mil sacos de plástico do oceano, estando presente em nove países e mais de 1.400 pontos de venda.

A partir de 5 de junho, poderá encontrar os goodbags à venda nas lojas Continente e Continente Online por 3,5€. Todos têm mensagens amigas do ambiente, como “0% plástico, 100% fantástico” e “Menos é mais”. No website da iniciativa poderá encontrar e encomendar outros modelos e usá-los nas lojas aderentes. O objetivo deste movimento, segundo a página oficial, é “plantar 1.000.000.000.000 árvores”. Para contribuir, basta comprar um goodbag.

Disponível em 3 modelos.