Subscreva a nossa newsletter

Fazer um uso mais responsável do plástico é uma missão de todos nós.

Embarque connosco nesta jornada por uma vida mais sustentável.

 

Subscreva a nossa newsletter

11 milhões de garrafas de plástico trocadas por vales de desconto

Imagem do projeto 'Do Velho se Faz Novo"

Em 2020, campanha de recolha originou 444 mil euros em vales de desconto.

O projeto-piloto Quando do Velho se Faz Novo, Todos Ganham. Ganha o Planeta! começou em março de 2020 e teve uma adesão espantosa por parte dos consumidores. Até 31 de dezembro, foram colocadas mais de 11 milhões de garrafas usadas nas 23 máquinas de recolha automática distribuídas por diversas superfícies comerciais de Portugal Continental, o que resultou na emissão de vales de desconto num valor superior a 444 mil euros. 

Resultados da recolha de garrafas usadas nas lojas Continente

O Grupo Sonae MC atribuiu mais de 289 mil euros em vales de desconto. Aliás, em 2020, 65% da atividade global do projeto teve lugar em lojas Continente, onde foram recolhidas mais de 7,3 milhões de garrafas de plástico PET. Só no mês de dezembro foram depositadas mais de 1 milhão, com uma média de 24 garrafas por entrega, o que muito orgulha o retalhista. 

Para os consumidores, há um incentivo associado. Para as estações de gestão de resíduos, há a garantia de maior qualidade dos materiais. Tudo indica que este sistema tem um potencial enorme para aumentar as taxas de reciclagem e de incorporação de plástico reciclado na produção de novas garrafas de bebidas.

Como funciona o sistema de recolha de garrafas de plástico

Garrafas e tampas de plástico não reutilizáveis estão na origem de um grande problema ambiental: são os artigos encontrados com maior frequência a poluir as faixas costeiras. Este sistema de recolha, por enquanto em fase piloto, incentiva os cidadãos a adotarem comportamentos sustentáveis para que as suas garrafas usadas sejam recicladas e ganhem uma nova vida como matéria-prima na produção de embalagens.

São aceites garrafas de plástico PET, como as de água, sumos ou refrigerantes. Devem estar vazias, com tampa, rótulo legível, e com a sua forma intacta, ou seja, não devem ser espalmadas. As embalagens devem ser colocadas uma de cada vez, com a base virada para o interior da máquina. No final, a máquina emite o talão com o vale de desconto. 

Imagem: dovelhosefaznovo.pt

Para garrafas de até 0,5 litros, o incentivo é de 2 cêntimos. Já para garrafas acima de 0,5 e até 2 litros, o consumidor é compensado com 5 cêntimos. 

Até 22 de fevereiro de 2021, o vale podia ser usado na loja onde as embalagens foram entregues ou doado a uma instituição de apoio social. Agora, e até 15 de setembro, as compensações reverterão exclusivamente a favor das instituições – saiba aqui quais as abrangidas.

De projeto-piloto a realidade comum

O projeto-piloto do sistema de incentivo ao depósito de embalagens de bebidas, financiado pelo Ministério do Ambiente e Ação Climática num montante superior a 1,6 milhões de euros, tem por objetivo afinar todo o processo para a entrada em vigor da lei. O sistema de compensação por depósito de embalagens de bebidas já é uma realidade com sucesso em alguns países europeus, como a Noruega, a Lituânia ou a Estónia, há vários anos. 

Em Portugal, a partir de 2022, será obrigatória a existência de sistemas de devolução de embalagens de bebidas de plástico, vidro, metais ferrosos e alumínio em todas as grandes superfícies comerciais, pelo que vai tornar-se algo comum também por aqui. Os valores dos depósitos (taras) ainda não são conhecidos, mas sabe-se que serão regulamentados por despacho do governo.

Continue a entregar as suas garrafas de bebidas e ajude o setor social

O piloto continuará em vigor até 15 de setembro de 2021, por isso, relembramos a lista de lojas Continente onde está disponível o sistema de recolha:

  • Continente Modelo de Monção
  • Continente de Braga
  • Continente do Porto (CC Alameda)
  • Continente Gaia Jardim
  • Continente de Coimbra (CoimbraShopping)
  • Continente de Viseu
  • Continente da Covilhã
  • Continente de Leiria
  • Continente Modelo de Almeirim
  • Continente da Amadora
  • Continente Modelo de Portalegre
  • Continente de Évora
  • Continente de Beja
  • Continente Modelo de Sines

Pode conhecer as restantes superfícies comerciais que aderiram à iniciativa no site oficial.