Subscreva a nossa newsletter

Fazer um uso mais responsável do plástico é uma missão de todos nós.

Embarque connosco nesta jornada por uma vida mais sustentável.

 

Subscreva a nossa newsletter

Lançar balões para homenagear as vítimas de covid-19? Não, por favor.

Tornou-se viral nas redes sociais um apelo para homenagear as vítimas de covid-19 largando balões na noite de passagem de ano. O Movimento Não Lixes lançou uma espécie de contra-apelo, que espera que se espalhe com a mesma força: acendam uma vela em vez de soltar um balão.

O lançamento de balões é prejudicial para a natureza
Foto: Unsplash

A iniciativa de homenagear as vítimas da Covid-19 com balões é bem intencionada, mas gera um impacto ambiental muito negativo. A borracha largada na natureza, além da poluição desnecessária, representa um perigo para animais que podem, por exemplo, ingeri-la pensando ser comida. Como se não bastasse, o hélio no interior dos balões, que lhes permite flutuar, é um recurso natural finito com serventias muito mais importantes do que o enchimento de balões. Este gás é imprescindível para ressonâncias magnéticas, reatores nucleares e muitas pesquisas científicas. Se falarmos de balões iluminados com luzes LED, o problema é ainda mais grave, uma vez que estas possuem na sua composição componentes não degradáveis e até tóxicos, principalmente nas baterias.

Apesar de tudo isto, não deixe de homenagear as vítimas de covid-19. Em vez de usar balões, faça como sugere o Movimento Não Lixes e coloque uma vela acesa à janela.

velas à janela pelas vítimas de covid-19
Imagem: Pexels

Para evitar acidentes, garanta que a vela fica fixa num suporte de metal, vidro ou cerâmica. Tome o cuidado de não a deixar próxima de correntes de ar, objetos inflamáveis (cortinas, por exemplo), ou de crianças e animais de estimação. O melhor será nunca a deixar a arder sem ninguém por perto. Antes de se deitar, não se esqueça de a apagar.

O Não Lixes é um movimento cívico que promove valores e práticas ecológicas. Desenvolve ações de sensibilização e também atividades de contacto com a natureza com impacto ambiental positivo, como limpezas de praias.