Subscreva a nossa newsletter

Fazer um uso mais responsável do plástico é uma missão de todos nós.

Embarque connosco nesta jornada por uma vida mais sustentável.

 

Subscreva a nossa newsletter

Aspirador gigante de partículas de plástico

“Nul-o-Plastic” pensado para aspirar pequenas partículas de plástico.

O aspirador gigante “Nul-o-Plastic” foi o projeto vencedor do Galgeschoor Plastic Challenge, um concurso de inovação promovido pela reserva natural belga Galgeschoor, junto ao porto de Antuérpia. O desafio foi lançado para encontrar uma solução para a remoção dos milhões de partículas de plástico provenientes de várias cidades e indústrias nas margens do rio Escalda e que se acumulam na área delimitada pela reserva.

(Creative Commons) O rio Escalda nasce no norte de França, passa pela Bélgica e segue para a Holanda próximo de Antuérpia. Desagua no Mar do Norte, no delta Reno–Mosa–Escalda (perto de Roterdão).

A reserva natural é o habitat de várias espécies de aves, batráquios e anfíbios, alguns em risco de extinção. O desafio era, por isso, ainda mais complexo: pedia-se que a solução limpasse o lixo plástico mas, ao mesmo tempo, respeitasse a fauna e a flora da reserva.

Foi a empresa Envisan, dedicada ao tratamento e reutilização de resíduos específicos, que recebeu o apoio no valor de 10.000€ para desenvolver o protótipo do “Nul-o-Plastic”. O aspirador de partículas de plástico conta com um sistema inteligente de sucção de forma a evitar danos no solo. O objetivo é conseguir limpar as 7,5 tonelas de lixo de plástico estimadas só na área restrita da reserva.

Depois de Galgeschoor, o “Nul-o-Plastic” deverá ser testado em outros locais na Bélgica e no resto do mundo.