Subscreva a nossa newsletter

Fazer um uso mais responsável do plástico é uma missão de todos nós.

Embarque connosco nesta jornada por uma vida mais sustentável.

 

Subscreva a nossa newsletter

Imagens de urso aflito são alerta para a poluição

Urso nadava há 3 ou 4 dias com frasco de plástico entalado na cabeça.

Uma notícia cujo alcance vai para além da história em si: uma família norte-americana ajudou um urso aflito por ter um frasco de plástico entalado na cabeça e as imagens da operação circulam pelo mundo como alerta para a poluição plástica.

Foram as imagens de tartarugas e baleias com com os órgãos internos cheios de objetos de plástico, as de aves marinhas presas em malhas de lixo de plástico que, de alguma forma, ajudaram o mundo “acordar” para o problema do plástico?  O que é certo é que a partir da divulgação dessas imagens, os debates – e as medidas concretas – foram surgindo para que o uso do plástico seja feito com consciência e a gestão dos resíduos seja planeada.

Voltando à história do urso. Num domingo dedicado à pesca num lago do estado de Wisconsin, a família Hurt avistou um jovem urso aflito com um frasco de plástico enfiado na cabeça. Aproximaram-se uma primeira vez, para tentar puxar, mas só na segunda tentativa e com uma ajuda do próprio urso, o frasco se soltou. Regressados à costa, os ‘salvadores’ deste urso ficaram a saber que a angústia do animal já duraria há uns 3 ou 4 dias. As autoridades foram contactadas mas não tinham ainda conseguido localizá-lo.

Apesar de não terem planeado divulgar as imagens, decidiram partilhar a história com o mundo como alerta para o impacto que a poluição plástica continua a ter nos ecossistemas marinhos.

DR Facebook Tricia Hurt