Todos os dias são dias do Ambiente

5 de Junho, Dia Mundial do Meio Ambiente. Desde 1974 que as Nações Unidas assinalam a data com ações de sensibilização sobre a preservação do planeta. Todos os anos é escolhido um tema específico relacionado com a proteção do meio ambiente e um país anfitrião para acolher os principais eventos.

Este ano, o mote é #AcabarComAPoluiçãodoAr e é a partir da China que serão discutidos os principais desafios da atualidade, no país e no mundo. Através da plataforma www.worldenvironmentday.global todos se podem envolver e acompanhar as diferentes iniciativas globais.

Em 2018, a reflexão focou-se no combate à poluição plástica com a Índia escolhida para país anfitrião. No seu discurso, António Guterres, secretário-geral das Nações Unidas, apelou essencialmente à rejeição dos plásticos de uso único, dos plásticos que não possam ser reutilizados, reforçando que juntos, podemos construir o caminho para a solução deste problema. Vale a pena, no âmbito deste Compromisso comum, pelo uso responsável do plástico, recordar as palavras de António Guterres: