Reutilizar a brincar

A propósito do Dia Mundial da Criança, partilhamos algumas ideias para dar uma nova e colorida vida às garrafas de plástico, aproveitando para sensibilizar os mais novos para a reutilização.

A efeméride, assinalada em Portugal a 1 de junho, foi celebrada pela primeira vez por iniciativa das Nações Unidas (ONU) em 1950, num clima de pós-Guerra. Foi reconhecido pelos Estados-Membros o direito de todas as crianças, independentemente da raça, religião ou país de origem, serem amadas e compreendidas e terem acesso a educação, saúde, alimentação e proteção contra todas as formas de exploração. No entanto, a ONU assinala o Dia Mundial da Criança a 20 de novembro, uma vez que foi nesse dia, em 1959, que foi oficialmente proclamada a Declaração dos Direitos da Criança.

Subentende-se que zelar por um planeta mais sustentável é garantir o futuro para as crianças e é por isso que, como sugestão de atividade criativa e divertida para toda a família, deixamos algumas ideias de trabalhos manuais que reutilizam garrafas de plástico.

Pequenos vasos (decorados com gatinhos fofinhos)

Vai precisar de uma garrafa de plástico (preferencialmente de 2l – de refrigerante, por ex.), de um marcador, de tesoura e de tintas.

  • Marcar na parte inferior da garrafa uma altura de pelo menos 10 cm e desenhar um círculo a toda a volta. A partir dessa linha, desenhar dois triângulos espaçados (que serão as orelhas) e, se quiser, pode desenhar também o rabo do gato (ver exemplo)
  • Recortar a garrafa pelas marcas (com cuidado!)
DR. saltycanary.com
  • Pintar a base com uma cor à escolha
  • Desenhar o focinho do gato
  • Encher com terra e plantar uma semente – é um “dois em um”: reutiliza-se o plástico de uma garrafa que seria lixo e aproveita-se para plantar uma flor, por exemplo.
DR. saltycanary.com

Aviões feitos com embalagens de champô

Aviões (ou mesmo barcos): pode entreter os miúdos facilmente utilizando uma garrafa de champô como base. Pode colar tampinhas, improvisar asas e decorar o “avião” de mil e uma formas criativas. Também pode dizer aos miúdos que é um hidroavião e desafiá-los a levar o novo brinquedo para a banheira ou para a piscina (em princípio, vai boiar).

Alguns exemplos engraçados:

Baldes de praia feitos com embalagens de detergente

É muito simples: quando acabar o detergente da roupa, guarde a embalagem e transforme-a num “balde/regador” para os miúdos brincarem na praia!

É só cortar o fundo, já que, geralmente, este tipo de embalagem tem uma pega. Pode desafiar os miúdos a pintarem o “novo brinquedo” com motivos de praia ou cores fortes.

DR. diyncrafts.com

A ideia é puxar pela criatividade de miúdos e graúdos e imaginar novas vidas para uma simples garrafa de plástico. A partir daí, podem (re)construir (um) mundo! Divirtam-se!