“Plástico nosso de cada dia”

Grande Reportagem SIC referiu o compromisso ambiental do Continente.

A 20 de junho, a SIC transmitiu uma Grande Reportagem sobre o “Plástico nosso de cada dia”, uma reflexão sobre o impacto do lixo plástico na natureza. Da autoria da jornalista Carla Castelo, a reportagem começa por acompanhar uma equipa de investigação que está a monitorizar a concentração de microplásticos numa praia da ilha do Faial, nos Açores, para depois desconstruir o processo de ‘como chegamos, afinal, a este ponto’.

A equipa da SIC falou com especialistas, referiu exemplos de ações de limpeza, mostrou a presença de microplásticos no mar e nas espécies marítimas. O compromisso assumido pelo Continente, enquanto agente de mudança na redução e eliminação do plástico nas embalagens de marca própria, foi referido no que respeita ao papel dos retalhistas na minimização e resolução dos problemas causados pelo plástico. Também o pacto internacional New Plastics Economy, promovido pela Fundação Ellen MacArthur e assinado pelo Continente – o único retalhista nacional a fazê-lo -, foi motivo de atenção.

 “Um modelo de crescimento económico baseado no consumo desenfreado e no descarte trouxe-nos até aqui. A somar às alterações climáticas e à perda de biodiversidade, a Humanidade terá de lidar com o problema da poluição dos plásticos. Independentemente das consequências para a saúde dos seres humanos, o lixo plástico está espalhado por todo o planeta, da montanha mais alta às profundezas do oceano” – assim termina a reportagem… mas não o problema. A utilização responsável do plástico é um compromisso de todos nós.